Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Johnny & June

Longa retrata história do Johnny Cash e o seu romance com June Carter.

Johnny & June

Diretor: James Mangold

Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005

Classificação: 12 anos

Na década de 30, um garoto pobre do Arkansas aprende a cantar com hinos religiosos e desenvolve uma paixão pela música ouvindo canções na emissora de rádio da família Carter. Protegido pela mãe e sempre alvo do alcoolismo do pai, teve uma infância triste, decorrente da trágica morte do irmão, com quem era muito ligado. Desenvolve culpa pelo acidente, que é intensificada pelo rancor do pai, que acredita ter perdido o filho errado. Assim cresce, até o dia em que sai de casa para servir a Força Aérea na Alemanha. É lá que ele compõe suas primeiras melodias, posteriormente sucesso por toda a América do Norte.

Em 1954, voltou para os EUA e se casou com seu primeiro amor, Vivian Liberto. Juntos, tiveram duas filhas. Com seus vizinhos, montou uma banda e nutriu o sonho de gravar um álbum. Numa audição com o lendário Sam Phillips, do selo Sun Records, ele se mostra como um cantor de gospel. Irritado com o descrédito do empresário, o rapaz se transforma no "homem de preto", que foi herói de várias gerações. É contratado junto com a banda, que ganha o nome de Johnny Cash and Tennessee Two. Na trilha do sucesso, Cash conhece June Carter, que sem a voz melódica de suas irmãs, tornou-se uma comediante dos palcos. Entre os turbulentos casamentos de Carter, os dois se apaixonaram e viveram uma das mais lindas histórias de amor que o cinema pôde retratar.

Johnny & June é a cinebiografia do cultuado Johnny Cash, focada no romance do cantor com June Carter. Os protagonistas Joaquin Phoenix e Reese Whitherspoon fizeram questão de usar as próprias vozes para dar mais realismo às performances ao vivo. O filme é produzido por Cathy Konrad e James Keach e foi desenvolvido durante sete anos com a colaboração conjunta de Johnny Cash e June Carter Cash antes de suas mortes em 2003. O produto final rendeu três Globos de Ouro em 2006, nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Ator. O filme também recebeu o Oscar na categoria Melhor Atriz (Reese Whiterspoon).


Notícias recomendadas

11 filmes sobre desastres ambientais que são verdadeiros alertas

Cinema

4 filmes estrelados por Al Pacino e Robert De Niro

Cinema

10 filmes com Emile Hirsch que você precisa assistir

Cinema

"Malévola: A Dona do Mal" e mais três filmes estreiam nesta quinta-feira (17) nos cinemas; saiba tudo!

Cinema

7 filmes essenciais para refletir e renovar o seu contato com a natureza

Cinema

Saiba quais são as melhores animações lançadas nos últimos cinco anos

Cinema