Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Joy Division

Documentário sobre a meteórica banda dos anos 70, que durou apenas quatro anos mas é lembrada até hoje.

Joy Division

Diretor: Grant Gee

País de origem: ING

Ano de produção: 2007

Classificação: 14 anos

Na cinzenta cidade de Manchester, na Inglaterra pós-Segunda Guerra, o povo se acostumou com a destruição e já não vê beleza em suas ruas. Para a geração nascida nos anos 50, isto se torna ainda mais traumático, já que há poucas possibilidades para o futuro, em uma região onde só resta ser operário das indústrias de lá. Não é o caso de Ian Curtis, Peter Hook, Stephen Morris e Bernard Sumner, que, após um show dos Sex Pistols, formaram a lendária banda Joy Division.

Após imensas dificuldades no início, os músicos alcançam um inesperado e instantâneo sucesso que os torna uma das principais bandas da época. Com músicas entre o pós-punk e o new wave, o grupo chamou a atenção principalmente pelo transe que Curtis entrava sempre que subia ao palco. Com diversos problemas pessoais, conflitos com a esposa e a amante, e vítima de uma epilepsia, Ian acabou não suportando e se suicidou aos 23 anos, na véspera do primeiro show internacional do grupo. Quase 30 anos depois, os envolvidos com o Joy Division se reuniram no documentário para tentar entender o período.

O diretor Grant Gee e o roteirista Jon Savage reúnem os remanescentes do grupo, atual New Order, além de uma série de personagens importantes, como a jornalista Annik Honoré, amante de Ian Curtis. O filme tenta fazer uma relação entre a criação da banda e a revitalização da cidade de Manchester. Enquanto Savage tem um conhecimento da banda, tendo já feito um documentário sobre o New Order, Grant Gee foi um diretor contratado, por ter trabalhado com artistas como o Radiohead e o Blur. Um dos entrevistados é o fotógrafo inglês Anton Corbjin, diretor da cinebiografia de Ian Curtis, Control, também de 2007.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema

10 filmes imperdíveis com a atriz Glenn Close

Cinema

15 suspenses atuais que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes clichês de Natal que você precisa ver pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes imperdíveis que se passam na selva

Cinema