Guia da Semana

Guia da Semana

No início da Segunda Guerra Mundial, a Polônia é invadida por tropas soviéticas e alemãs ao mesmo tempo. Por conta de seu corredor polonês, espaço estratégico em uma guerra como aquela que estava se travando, todos queriam controlar o país da Europa Central. Neste momento, milhares de oficiais poloneses são capturados tanto pelos nazistas como pelos soviéticos, e são mantidos presos em campos de concentração ou assassinados.

Dentre os soldados capturados está Andrzej, que deveria ter fugido com sua esposa, Anna, mas decidiu ficar e combater o inimigo para honrar seu compromisso com o exército e com o país. Após o desaparecimento do marido, Anna tenta descobrir o que aconteceu com ele, sem querer acreditar que ele possa ter morrido. Alguns anos depois, é descoberta na floresta de Katyn, uma grande cova com milhares de soldados poloneses.

Indicado ao Oscar 2008 de melhor filme estrangeiro, Katyn é dirigido pelo renomado cineasta polonês Andrzej Wajda. O diretor é conhecido principalmente por contar em seus filmes grandes acontecimentos da história de seu país. Quando aconteceu o massacre de Katyn, Wajda tinha apenas 13 anos, mas acompanhou o caso de perto, já que seu próprio pai foi uma das vítimas.

Trailer do filme

Katyn

Diretor: Andrzej Wajda

País de origem: POL

Ano de produção: 2007