Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Kedma

Amos Gitai mostra a saga de um grupo de imigrantes judeus que chegaram à Palestina pouco antes da criação do Estado de Israel..

Kedma

Diretor: Amos Gitaï

País de origem: ISR

Ano de produção: 2002

Classificação: 12 anos

Recém-saídos de uma guerra, os judeus do fim da década de 40 olhavam com esperança para um pedaço de terra no Oriente Médio, então ainda uma possessão britânica: era lá que eles queriam implantar seu próprio país, uma terra prometida onde eles viveriam em paz e a salvo de quaisquer futuras ameaças. Mas a realidade vai se mostrar muito diferente: a bordo do navio Kedma, judeus que sobreviveram ao nazismo vêm de várias partes da Europa para a Palestina.

Sua primeira impressão não vai ser nada boa. A Inglaterra não via com bons olhos aquela imigração maciça, e os judeus serão recebidos a tiro pelos ingleses. Como a polícia secreta judia estava por lá para ajudar o desembarque, imigrantes como o polonês Janusz e a russa Rosa, ou o jovem casal Menahem e Hanka, descobrem que saíram de uma guerra para viver outra. Afinal, não só os ingleses estão incomodados. Os palestinos também perderão sua terra quando o Estado de Israel for criado.

O diretor Amos Gitaï tem o hábito de criar polêmica. Em Kadosh - Laços Sagrados, ele mostrava o mundo dos judeus ultra-ortodoxos de um modo não muito elogioso. Agora, em Kedma, o cineasta israelense se pergunta se é realmente possível que árabes e judeus possam viver juntos. O filme foi escolhido pelo público como o melhor longa de ficção na 26.ª Mostra BR de Cinema de São Paulo.

Notícias recomendadas

11 filmes imperdíveis que estreiam em 2020

Cinema

10 filmes com a atriz Glória Pires para você ver o quanto antes

Cinema

10 filmes de Natal que você precisa assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema

16 filmes que são a cara do fim do ano

Cinema

20 filmes e séries lançados em 2019 nas plataformas de streaming para ver o quanto antes

Cinema

"Doutor Sono", "O Relatório" e mais seis filmes estreiam nesta quinta-feira (7); Saiba mais!

Cinema