Guia da Semana

Em uma cidade ribeirinha no interior da Argentina, no Delta do Rio Paraná, vive o solitário Alvaro. Homossexual, ele prefere ficar alheio ao que acontece na região e se isola, dividindo o tempo entre pesca, colheita juncos e leitura de seus livros. Neste ambiente, ele acaba sendo vítima de duas barreiras, a imposta por ele por sua questão sexual, e a física, já que a vila é isolada e a única forma de sair de lá é através da embarcação La León.

O capitão do barco, o rude El Turu, é bastante respeitado na região, pela sua posição de ligar o local ao resto do mundo. Alvaro, porém, não consegue ter uma relação amigável com o violento homem. Por ser diferente, ele acaba sendo vítima constantes de maus tratos e ameaças de Turu. Aos poucos, no entanto, este comportamento vai revelando no capitão um homem confuso em relação aos seus sentimentos e emoções.

La León é o filme de estréia do cineasta argentino Santiago Otheguy. O longa foi concebido como um curta-metragem em 2005. Depois do material filmado, porém, não foi editado. O diretor, então, achou que havia história suficiente para um filme maior, assim convenceu os produtores a ampliar o projeto. Assim, ele voltou no ano seguinte para o Delta para gravar as cenas que faltavam. A produção foi vencedora do Festival de Torino, além de receber uma menção especial no prêmio Teddy, no Festival de Berlim.

Trailer do filme

La León

Diretor: Santiago Otheguy

Elenco: Daniel

País de origem: ARG

Ano de produção: 2007