Guia da Semana

Nas vésperas do casamento de Amina e Elvino, chega na cidade o misterioso Conde Rodolfo, que fica sabendo da existência de um fantasma na região e fica curioso para conhecer a figura. Sem a presença da assombração, o conde logo descobre a verdade, quando recebe a visita de Amina, que sofre de sonambulismo e acaba invadindo o quarto do rapaz. Para não acordá-la, ele a deita em sua cama, mas o ato é flagrado por Lisa, a ex-noiva de Elvino.

Apesar de jurar inocência, Amina não consegue provar que não tem culpa no que aconteceu durante a noite, e é condenada por todos na cidade. O conde, que revela ser o herdeiro desaparecido de um antigo nobre local, também insiste que não aconteceu nada, mas o casamento é cancelado. Elvino e Lisa acabam se reaproximando e decidem se casar. No dia da cerimônia, porém, muitos segredos serão revelados.

A ópera La Sonnambula foi composta pelo italiano Vincenzo Bellini, que escreveu o papel de protagonista especialmente para Giuditta Pasta, considerada a melhor atriz da época. Pasta, dividia os palcos com Giovanni Battista Rubini, tão renomado quanto. A montagem, que aconteceu no Metropolitan de Nova Iorque e passa nos cinemas brasileiros, tem a participação de Natalie Dessay e Juan Diego Flórez.

La Sonnambula

Diretor: Mary Zimmerman

País de origem: EUA

Ano de produção: 2008