Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Linha de Passe

Filme nacional premiado em Cannes conta a história de uma família pobre que luta para conquistar seus sonhos.

Linha de Passe

Diretor: Walter Salles,Daniela Thomas

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008

Classificação: 16 anos

Apesar da dificuldade de criar seus quatro filhos, a doméstica Cleuza está grávida de mais uma criança. A situação da família, moradora da Cidade Líder, periferia de São Paulo, fica ainda mais difícil já que o pai de nenhum deles ajuda a mulher ou o filho. Trabalhando em uma casa de classe média, ela percebe que pode logo perder seu posto, já que não tem tanta agilidade como quando não carregava aquela barriga. Apesar da ajuda dos filhos, isto pode representar tempos bastante difíceis para todos.

Dentre seus filhos está Dênis, um motoboy que não pode colaborar com as finanças da casa enquanto não quitar sua nova moto, já que a anterior foi roubada. Além disso, ele precisa se dedicar ao seu filho, que mora com a família da ex-namorada. Dinho é quem mais ajuda. Evangélico, ele tem um trabalho fixo em um posto de gasolina, sem muito futuro. Dario, prestes a completar 18 anos, vê com a idade diminuírem suas chances de se tornar um jogador de futebol, e já não sabe o que fazer além disto. Já o caçula Reginaldo, passa os dias viajando de ônibus, na esperança de encontrar seu pai, sabendo apenas que é motorista e negro.

As dificuldades que cada um passa torna cada vez mais penosa a vida dos cinco. Dênis tenta fazer mais corridas, mas não consegue. Dinho vê seu emprego ameaçado pelas visitas constantes do irmão, pedindo gasolina gratuita. Dario já não pode mais participar das peneiras e suas chances de ser contratado são mínimas. Reginaldo não encontra o pai e se torna cada vez mais distante do resto da família. Mesmo assim, eles precisam resistir aos problemas e continuar caminhando, na esperança de que logo as coisas possam melhorar.

Dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, Linha de Passe representa o retorno da dupla após dez anos, quando fizeram O Primeiro Dia. Além disso, marca também a volta de Vinícius de Oliveira, que trabalhou com o diretor em Central do Brasil e Abril Despedaçado. O filme foi selecionado para o Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni, vinda do teatro. A trilha sonora foi composta por Gustavo Santaolalla, ganhador do Oscar por Babel e O Segredo de Brokeback Mountain.

Fotos: Paula Prandini e Daniela Thomas

Notícias recomendadas

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema

"Aquaman", "Intimidade Entre Estranhos" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (13); Confira!

Cinema

11 filmes em cartaz para quem vai ficar em casa nas férias de verão

Cinema

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema