Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Longe Dela

Mulher que sofre de Mal de Alzheimer é internada numa clínica e num curto período pára de reconhecer o próprio marido.

Longe Dela

Diretor: Sarah Polley

Elenco: Tiê, Julie Christie

País de origem: CAN

Ano de produção: 2006

Depois de quase 45 anos juntos, Grant e Fiona (Julie Christie) têm um casamento feliz, tanto que ele nem mesmo consegue se imaginar Longe Dela. Porém, aos poucos a memória da esposa vai começando a apresentar falhas cada vez maiores, e quando eles vão ao médico descobrem que ela está sofrendo do Mal de Alzheimer, uma doença degenerativa e incurável. Apesar do problema, o casal continua unido como sempre.

Quando Fiona passa a ler sobre a doença, percebe o peso que cairá sobre o marido até a sua morte. Assim, ela decide se internar em um asilo, para não dar trabalho. Mesmo com os apelos de Grant, e da regra de que não se pode haver nenhuma visita durante os primeiros 30 dias, a mulher vai para a casa de repouso. Após o período de adaptação, o marido vai visitá-la e tem uma grande surpresa, descobre que ela não se lembra mais dele e do tempo em que viveram juntos.

A reaproximação entre os dois se torna ainda pior quando ele percebe que ela tem um sentimento muito forte por outro interno, que se mostra bastante ciumento com as visitas de Grant. Agora, mesmo ainda amando sua esposa, ele terá que descobrir a melhor forma de facilitar a vida dela durante o avanço da doença, além de tentar achar uma maneira de fazê-la relembrar quem ele é.

Dirigido por Sarah Polley, o filme Longe Dela é a estréia da atriz atrás das câmeras. Baseado no conto The Bear Came Over the Mountain, de Alice Munro, o longa teve roteiro da própria diretora, que escreveu o personagem Fiona já pensando em Julie Christie. O desempenho da atriz foi tão marcante que ela era a favorita ao prêmio Oscar, mas perdeu para Marion Cottilard, de Piaf - Um Hino ao Amor. Mesmo assim, Julie arrecadou vários troféus e críticas positivas onde o filme foi exibido.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Cine África Em Casa" exibe filmes africanos com bate-papo virtual; saiba mais!

Cinema

Cinemas drive-in começam a funcionar em São Paulo; veja endereços e mais detalhes

Cinema

Arena Estaiada Drive-In inaugura em São Paulo nesta sexta-feira (12); saiba mais sobre ingressos e sessões

Cinema

Cinema drive-in voltou; veja onde encontrar no Brasil

Cinema

Plataforma de cinema online inova ao exibir filmes inéditos e exclusivos; saiba tudo!

Cinema

5 motivos para conferir o festival de cinema online "We Are One: A Global Film Festival"

Cinema