Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Longe do Paraíso

Dona-de-casa achava que tinha uma vida perfeita até surpreender o marido com outro homem. Com Julianne Moore, indicada ao Oscar pelo papel..

Longe do Paraíso

Diretor: Todd Haynes

Elenco: Julianne Moore

País de origem: EUA

Ano de produção: 2002

Classificação: 14 anos

Cathy Whitaker (Julianne Moore) tem aquela vida ideal da dona-de-casa dos anos 50: ela é casada com um executivo bem-sucedido, Frank (Dennis Quaid), vive em uma casa enorme com os dois filhos e passa boa parte do tempo com o círculo de amigas de sua cidade no Connecticut. É verdade que Frank tem trabalhado muito nos últimos dias, e chegado tarde em casa. Também parece exagerar um pouco no álcool, mas nada disso parece abalar a felicidade do casal. Uma noite, porém, Cathy decide levar o jantar do marido ao escritório, mas tem a maior surpresa de sua vida: encontra Frank com outro homem.

Ela não conta nada a ninguém, e sugere que Frank procure um médico para tentar se curar, mas o processo não vai ser nada fácil. Sua única fonte de consolo é a amizade com Raymond Deagan (Dennis Haysbert), o jardineiro negro, que adora as artes e educa sozinho a filha. Mas é a época em que Martin Luther King ainda estava começando a se tornar uma personalidade nacional, e a amizade inter-racial leva a todo tipo de comentário e fofoca maldosa, inclusive entre as amigas mais próximas de Cathy. Pressionada entre a homossexualidade do marido e o falatório da cidade inteira, ela descobre que, na verdade, está muito Longe do Paraíso e precisa decidir o que fazer com Frank e Raymond.

Além da reconstrução perfeita dos anos 50, um dos trunfos deste filme de Tood Haynes, indicado a quatro Oscars em 2003 (incluindo melhor roteiro original e melhor atriz, para Julianne Moore), é mostrar a moral vigente na época sem fazer um julgamento: o espectador não recebe uma mensagem do tipo "hoje sabemos mais do que aquelas pessoas sabiam". Num tempo em que os programas de televisão ignoravam a homossexualidade e o racismo, não se podia esperar que as pessoas daquele tempo vissem a realidade como nós a vemos hoje, e Longe do Paraíso acerta na abordagem.

Notícias recomendadas

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema

10 filmes imperdíveis com a atriz Glenn Close

Cinema

15 suspenses atuais que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes clichês de Natal que você precisa ver pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes imperdíveis que se passam na selva

Cinema