Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Lugar Nenhum na África

Uma família alemã vai para o Quênia, fugindo do nazismo, e luta para se adaptar. Oscar de melhor filme estrangeiro em 2003..

Lugar Nenhum na África

Diretor: Caroline Link

País de origem: ALE

Ano de produção: 2001

Classificação: 12 anos

Em 1938, ainda não havia guerra, mas os sinais de que a Alemanha não era mais um lugar seguro para os judeus eram claros. Foi por isso que o advogado Walter Redlich (Merab Ninidze), em viagem à África, escreve para a mulher, Jettel (Juliane Köhler), pedindo que ela e a pequena Regina, a filha do casal, se mudem para o Quênia, onde podem começar vida nova como fazendeiros. Deve ser apenas por um breve tempo, até a derrota dos nazistas.

Mas Hitler continua no poder e Jettel detesta cada minuto na África. Acostumada ao luxo e à riqueza, ela trata os locais como servos, faz coisas como pedir que homens carreguem água (tarefa exclusivamente feminina na cultura dos nativos) e não trata o marido com o carinho de quando ele era advogado em Breslau. Regina, no entanto, não está nem aí: faz amizade com as crianças africanas rapidamente, aprende o idioma local, está perfeitamente à vontade no novo ambiente. Só na adolescência ela saberá o quanto custa ser judia. Quando a guerra chegar e a família de Jettel, que ficou na Alemanha, for deportada, Walter terá certeza de que sua decisão foi a melhor. Mas ele sonha com um retorno à terra natal, enquanto o tempo vai acostumando Jettel ao novo continente.

Representando a Alemanha no Oscar 2003, Lugar Nenhum na África levou a estatueta de filme estrangeiro (não é segredo que filmes com/sobre judeus são sempre bem vistos pela Academia) e ganhou vários prêmios em seu país. O longa é baseado na autobiografia da jornalista alemã Stefanie Zweig, que era criança quando se mudou para o Quênia - seguindo esta idéia, o filme é narrado por Regina.

Notícias recomendadas

"Brinquedo Assassino", "Um Amor Impossível" e mais cinco filmes estreiam nesta quinta (22); Confira!

Cinema

Conheça os 12 filmes brasileiros que disputam a indicação para o Oscar 2020

Cinema

Tudo sobre o filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Cinema

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema