Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Lugares Comuns

Aposentadoria inesperada balança a tranquila vida de um professor de literatura argentino e sua mulher..

Lugares Comuns

Diretor: Adolfo Aristarain

País de origem: ESP/ARG

Ano de produção: 2002

Classificação: 12 anos

A vida do professor de literatura Fernando Robles (Federico Luppi) e de sua esposa, a assistente social Liliana Rovira (Mercedes Sampietro), segue sem sobressaltos. Ele, aos 60 anos de idade, ama o que faz: ensinar os outros a ensinar. Também ama - e é honestamente correspondido - a mulher e a relação que levam. Eles se respeitam, se conhecem muito bem, discutem sem rancores e vivem felizes, como parceiros e amantes. Mas uma notícia inesperada acaba chacoalhando toda a normalidade. Por causa da crise pela qual passa a Argentina, Fernando é obrigado a se aposentar.

A nova situação obriga o casal a tomar decisões, como a de rever o filho Pedro (Carlos Santamaría) - que vive confortavelmente em Madri, com a mulher e dois filhos. Por mais que a situação e o futuro dêem demonstrações de incertezas, as convicções de Fernando o fazem abdicar de uma eventual assistência do filho, e ele decide voltar ao seu país ao lado da amada Lili para continuar a vida. A crise leva o casal a vender o apartamento em que os dois viviam e a comprar uma fazenda, para onde se mudam e passam a ter um novo estilo de vida, equilibrando momentos de tristezas, descobertas e de alegrias.

Lugares Comuns, do diretor Adolfo Aristarain, rendeu à Mercedes Sampietro o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado de 2003. O filme mostra a realidade da crise econômica pela qual passa a Argentina, mas foca sua câmera no amor, que - verdadeiro -amadurece e envelhece com as pessoas e as fazem perceber o que é realmente mais importante na vida.

Notícias recomendadas

"Dolittle", "Luta Por Justiça" e mais três filmes estreiam nesta quinta (20); Confira!

Cinema

"Sonic: O Filme", "O Preço da Verdade" e mais quatro filmes estreiam nos cinemas dia 13 de fevereiro; Confira!

Cinema

11 filmes que não venceram o Oscar 2020, mas que você deveria assistir o quanto antes

Cinema

Veja a lista dos filmes vencedores do Oscar 2020

Cinema

Oscar de Melhor Atriz: 11 atuações que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

"Jojo Rabbit", "Harriet" e mais três filmes são as estreias desta semana; saiba mais!

Cinema