Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Mais Estranho que a Ficção

Homem ouve uma voz narrando sua vida. É uma escritora que traça o destino de um novo personagem sem saber que ele é real.

Mais Estranho que a Ficção

Diretor: Marc Forster

Elenco: Will Ferrell, Maggie Gyllenhaal, Dustin Hoffman

País de origem: EUA

Ano de produção: 2006

Classificação: 10 anos

Metódico, o fiscal da Receita Federal Harold Crick (Will Ferrell) levava uma vida milimetricamente organizada até o dia em que começa a ouvir a voz de uma mulher em sua cabeça, narrando todas as suas ações. Perturbado, Harold perde o controle da situação, o que piora quando ele se apaixona pela confeiteira Ana, que caiu na malha fina do Imposto de Renda. Sem entender o que se passa, o fiscal pede a ajuda a um crítico literário, ainda mais quando a voz diz que ele está próximo de morrer.

Enquanto isso, Kay Eiffel, uma reclusa escritora, está prestes a perceber que o real pode ser Mais Estranho que a Ficção. Depois de 10 anos parada, ela escreve seu novo livro, sobre um homem chamado Harold Crick. Um bloqueio criativo impede que a autora consiga matar o personagem e concluir sua obra. O que Eiffel não sabe é que Harold existe de verdade, e está desesperado para impedir sua própria morte.

Mais Estranho que a Ficção é todo recheado de referências, principalmente matemáticas. Os sobrenomes dos personagens, por exemplo, são emprestados de matemáticos ilustres, como Crick, Eiffel, Pascal, Hilbert e Escher. Além da ciência exata, há várias citações que remetem aos Beatles. O filme foi dirigido por Marc Forster, o mesmo de Em Busca da Terra do Nunca.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema