Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Manderlay

Uma jovem chega a uma comunidade onde brancos ainda exploram negros 70 anos após a abolição da escravidão.

Manderlay

Diretor: Lars Von Trier

Elenco: Bryce Dallas Howard

País de origem: DIN/FRA/ALE/EUA

Ano de produção: 2005

Em Manderlay, Alabama, uma comunidade isolada sustenta um governo escravista em plena década de 30. A filha bem intencionada de um poderoso gângster, Grace (Bryce Dallas Howard), vagando pela América após sair de Dogville, se depara com uma mulher desesperada nos portões de uma fazenda. Ela pede ajuda para impedir o açoitamento de um escravo.

Revoltada, Grace resolve intervir na punição e acaba ficando no local. Com o tempo, ela descobre por que a submissão dos negros permaneceu forte 70 anos após a abolição da escravidão. Como meta, ela deseja impor a liberdade no local e ainda implantar um modelo de democracia.

Manderlay é comandada por Mam, uma velha proprietária que vem a falecer. No leito da morte, ela pede a Grace que queime um livro, com o registro de todas as cláusulas autoritárias daquela fazenda, chamado "Lei de Mam". Assim, a moça assume a chefia e consegue realizar seu objetivo, ou seja, liberta os negros e força os brancos a ser força de trabalho no local.

Em 2003, com Dogville, o diretor dinamarquês Lars von Trier surpreendeu os críticos com uma nova maneira de fazer cinema. Dois anos depois, o diretor mostra a continuação da trilogia, que tem como tema a intolerância nos EUA. As técnicas dos dois filmes são as mesmas: um cenário parecido com o teatro, vazio, com apenas marcas no chão. Um narrador onisciente, John Hurt, que ironiza as ações, falas e até pensamentos dos personagens. A protagonista do primeiro filme, Nicole Kidman, foi tirada da seqüência devido a conflitos na agenda. A trilogia será fechada com o longa intitulado Washington.


Notícias recomendadas

"Dolittle", "Luta Por Justiça" e mais três filmes estreiam nesta quinta (20); Confira!

Cinema

"Sonic: O Filme", "O Preço da Verdade" e mais quatro filmes estreiam nos cinemas dia 13 de fevereiro; Confira!

Cinema

11 filmes que não venceram o Oscar 2020, mas que você deveria assistir o quanto antes

Cinema

Veja a lista dos filmes vencedores do Oscar 2020

Cinema

Oscar de Melhor Atriz: 11 atuações que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

"Jojo Rabbit", "Harriet" e mais três filmes são as estreias desta semana; saiba mais!

Cinema