Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Mar de Fogo

Viggo Mortensen, o Aragorn da trilogia O Senhor dos Anéis, é um caubói que disputa uma corrida de cavalos no deserto árabe. Com Omar Sharif..

Mar de Fogo

Diretor: Joe Johnston

Elenco: Viggo Mortensen, Omar Sharif

País de origem: EUA

Ano de produção: 2004

Classificação: 12 anos

Frank Hopkins (Viggo Mortensen) é um caubói famoso no Velho Oeste no fim do século XIX, ao lado de seu cavalo Hidalgo. Trabalhando no show de Buffalo Bill, ele é descoberto por um xeque árabe, Riyadh (Omar Sharif - quem mais?), fascinado por tudo que se relaciona a este fim de mundo norte-americano. E, por meio de um emissário, recebe um convite para ser o primeiro estrangeiro a participar do Mar de Fogo, uma corrida anual, realizada há séculos, no meio do deserto, na qual competem os melhores puro-sangues árabes e os melhores cavaleiros. São 3 mil milhas, terminando em Damasco, na Síria, e 10 mil dólares para o vencedor.

Hopkins decide viajar para enfrentar o desafio e, como se o sol escaldante e as areias árabes não fossem o bastante, ele ainda tem de enfrentar o desprezo dos competidores, que não acreditam que um cavalo mestiço possa vencer. O insulto vale também para o próprio Hopkins, que tem sangue índio. Para piorar, alguns adversários estão dispostos a fazer de tudo para impedir a vitória de um estrangeiro. Mas a chegada do norte-americano representa muito para a princesa Jazira, filha de Riyadh: ela pode escapar da vidinha que seu pai já planejou para ela.

Frank Hopkins existiu mesmo, mas esse é o único fato real que aparece no filme, apesar da publicidade feita pela Disney nos Estados Unidos. É verdade que o caubói menciona em seus escritos que venceu uma corrida dessas com Hidalgo, mas historiadores dizem que nunca existiu uma competição chamada Mar de Fogo, Frank não era mestiço, não teve nada a ver com o massacre de índios em Wounded Knee, e jamais trabalhou para Buffalo Bill. A insistência da Disney na divulgação de Mar de Fogo como "baseado em fatos reais" criou uma controvérsia na imprensa norte-americana que ofuscou possíveis méritos do filme. De qualquer modo, é impossível não fazer paralelos entre o enredo do longa e a situação da política internacional atual...

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema