Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Marcas da Violência

A rotina de um homem é abalada depois que ele mata dois criminosos que tentaram assaltar seu restaurante.

Marcas da Violência

Diretor: David Cronenberg

Elenco: William Hurt, Viggo Mortensen

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005

Classificação: 18 anos

Tom Stall (Viggo Mortensen) leva uma vida pacata, mas feliz em uma cidade do interior em que nada acontece. Estereótipo do americano trabalhador, tudo indica que ele é um homem bom, totalmente dedicado aos dois filhos e a mulher Edie. Certa noite, a rotina da sua lanchonete é interrompida quando dois assaltantes armados invadem o local. Aproveitando a distração de um deles, Tom saca uma arma e os mata a queima-roupa. Com os amigos e clientes a salvo, ele é aclamado o herói da comunidade.

O suposto final feliz é apenas o início da trama cheia de Marcas da Violência. A imagem do homem corajoso é veiculada por todos os telejornais da região, o que promove a vinda de três gângsteres da cidade grande. O líder deles, Carl Fogarty (Ed Harris), chega com sede de vingança e com a convicção de que Tom, na verdade, é Joey Cusack, alguém que lhe deixou uma cicatriz no olho esquerdo quando tentou arrancá-lo com arame farpado. A presença do misterioso forasteiro e o comportamento heróico inesperado de Tom se transforma em uma dúvida para sua família.

O roteiro do filme, de Josh Olson, foi baseado em uma graphic novel (DC Comics, 1997) criada por John Wagner e desenhada por Vince Locke. O filme foi bem aceito pela crítica internacional e nacional, e dizem até que o roteiro poderia ter sido assinado por David Cronenberg. Ninguém discordaria. Isso devido à tamanha afinidade do cineasta com o tema de violência, suspense e crise de identidade.

Notícias recomendadas

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes sobre amadurecimento que você deveria assistir

Cinema

10 filmes que as futuras gerações não podem deixar de assistir 

Cinema

10 filmes para quem está ansioso pela estreia de “Joker”

Cinema