Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Maré, Nossa História de Amor

Musical adapta Romeu e Julieta para favela brasileira.

Maré, Nossa História de Amor

Diretor: Lucia Murat

Elenco: Marisa Orth

País de origem: BRA

Ano de produção: 2007

Classificação: 12 anos

A dança clássica sempre foi a vida da bailarina Fernanda (Marisa Orth), uma mulher de classe média alta que vive na zona sul do Rio de Janeiro. Porém, sua vontade de fazer mais do que simplesmente ensinar jovens ricos e desmotivados a levou para a favela da Maré, onde tem uma escola que transmite aos menores com menos condições não apenas as técnicas de dança, como um pouco mais de esperança e a oportunidade de ser alguém sem precisar entrar para o tráfico de drogas.

É lá que vive o MC Jonathan, que deseja viver de sua música e poder sair da favela o quanto antes para uma vida em paz. E também a jovem Analídia, que, ao acompanhar os passos dos alunos de Fernanda, acaba se encantando e decide entrar na companhia. Durante um baile funk, os dois se conhecem e um sentimento bastante forte nasce entre eles. Como a comunidade é dividida entre duas facções diferentes e inimigas, e cada um vive em um dos lados, Analídia e Jonathan escolhem a escola de dança como um ponto neutro.

Tudo seria mais fácil para o casal se não fossem as origens dos dois. Enquanto Analídia é filha do chefe do tráfico do lado vermelho, e ex-namorada de Anjo, um dos traficantes que trabalham para seu pai, Jonathan é irmão adotivo de Dudu, líder do lado azul, e inimigo mortal de qualquer um que freqüente o outro lado. Vivendo no meio do fogo cruzado entre as duas facções, o casal terá que aprender uma maneira de fazer valer o amor que eles sentem, apesar de qualquer dificuldade.

Maré, Nossa História de Amor, dirigido por Lúcia Murat, é um dos raros musicais feitos no Brasil. O filme é livremente inspirado na história de Romeu e Julieta, de Shakespeare, tendo a cultura brasileira sempre presente. Para o coro grego, a diretora escolheu o trio de rap Nação Maré. Para o elenco, foram selecionados jovens de comunidades como a própria Maré, através de projetos sociais de dança nas favelas. O filme já foi exibido em diversos festivais em todo o mundo, como o Festival de Berlim.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

10 filmes com Papai Noel que vão deixar o seu Natal mais divertido

Cinema

15 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 20 de novembro de 2019

Cinema

"Um Dia de Chuva em Nova York", "A Vida Invisível" e mais oito filmes estreiam nos cinemas dia 21 de novembro

Cinema

10 filmes importantes sobre solidão 

Cinema

15 filmes com Alec Baldwin que você precisa assistir

Cinema

13 filmes imperdíveis em cartaz nos cinemas durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Cinema