Guia da Semana

O trabalho repetitivo e entediante numa plantação de flores numa pequena cidade colombiana faz de Maria uma jovem sem esperanças. Suas diversões são poucas: ir a festas no lugarejo e sair com seu namorado Juan. A adolescente de 17 anos, no entanto, vê seu mundo cair quando descobre que está grávida e o namorado dá o fora sem assumir a situação. Sem esperanças, ela consegue enxergar uma luz no fim do túnel quando um homem a leva para Bogotá, capital de seu país.

Lá, ela fica sabendo que pode ganhar muito dinheiro transportando drogas em seu próprio corpo. A entrega seria feita em Nova York e as pílulas seriam carregadas no estomago de Maria. Para esta arriscada viagem, ela consegue a companhia da amiga Blanca e ainda conta com algumas dicas de Lucy, que já havia feito um trabalho semelhante antes. Juntas, as duas garotas se enchem de coragem e encaram a viagem até os Estados Unidos. Ao chegar no aeroporto John Kennedy, em Nova York, a polícia suspeita e prende a dupla. Encurralada, Maria não pode ser submetida ao Raio-X por causa da gravidez. Sua amiga começa a passar mal provavelmente porque uma pílula se rompeu em seu estômago. Agora, a astuta Maria precisa encontrar uma maneira de driblar a complicada situação.

A protagonista Catalina Sandino Moreno ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim na categoria melhor atriz. Ela também disputou o Oscar 2005 nesta categoria. Maria Cheia de Graça marca a estréia do diretor Joshua Marston. A produção foi escolhida pela Colômbia para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas a Academia não aceitou a indicação.

Maria Cheia de Graça

Diretor: Joshua Marston

País de origem: COL/EUA

Ano de produção: 2004