Guia da Semana

Guia da Semana

Em um bairro rico de Casablanca, no Marrocos, um grupo de jovens está prestes a se formar no colégio. Apesar de viverem vidas confortáveis e disporem de quase toda comodidade que um jovem ocidental também tem, eles sabem que suas culturas rígidas e o descaso com as faculdades locais não lhes permitem boas vidas em seu país dali em diante. A maioria já tem definido para qual país se mudará e qual faculdade irá cursar, mas alguns, seja por problemas econômicos ou por apego às tradições, acabam continuando por lá.

Neste momento, a jovem árabe Rita já sabe que ao se formar irá para Paris, mas antes se apaixona pelo judeu Youri. Seu irmão, Mao, acaba de voltar de Londres e decide que não quer mais viver longe de sua cultura e religião. O amor entre Rita e Youri é visto como uma loucura pelos que os conhecem. Ainda mais com a presença de Mao, que cada vez mais devoto, não pode nem imaginar com quem sua irmã anda. Neste clima de dúvidas e inseguranças, o casal tenta aproveitar os últimos dias antes da prova final que irá decidir se eles continuam em Casablanca ou não.

Marock é uma co-produção entre a França e o Marrocos. Este é o primeiro longa-metragem da cineasta Laila Marrakchi, nascida em Casablanca, que se baseou em suas histórias da adolescência para criar o roteiro. O filme foi exibido na seleção oficial do Festival de Toronto e na mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.

Trailer do filme

Marock

Diretor: Laila Marrakchi

País de origem: MAR/FRA

Ano de produção: 2005