Guia da Semana

Guia da Semana

Dois anos após o atentado ao World Trade Center, o sargento Paul, um veterano da Guerra do Vietnã, ainda vive em permanente estado de alerta. Dentro de uma van, no qual passa dias inteiros, ele tem instalado diversos equipamentos que permitem uma completa observação do local - e, também, geram um forte sentimento de paranóia. Seu parceiro Jimmy tem a tarefa de verificar os dados obtidos pelo chefe e os dois pensam que a missão só tende a ajudar os Estados Unidos. Entretanto, vivem em um clima de Medo e Obsessão.

Enquanto isso, a missionária Lana Swenson, sobrinha de Paul, retorna a sua terra natal. Ela passou anos na África, em países nos quais serviu como voluntária, e, ao ir do aeroporto de Los Angeles ao lugar no qual irá trabalhar, enxerga uma cidade que não está em nenhum filme norte-americano, cheia de lugares pobres e alguma miséria. Seu tio não quer encontrá-la, mas o destino dos dois se cruza quando um homem é assassinado na porta do local em que ela trabalha. Ao suspeitarem que isso pode fazer parte de algo muito maior, eles saem pela estrada do país para descobrir a verdade.

Canções de Leonard Cohen são ouvidas quando o longa se transforma em um road movie, no filme que tem sido considerado um dos melhores trabalhos do diretor alemão Wim Wenders, do clássico cult Paris, Texas e do documentário sobre músicos cubanos Buena Vista Social Club. O elenco também se sai muito bem: Michelle Williams, do seriado Dawson´s Creek e John Diehl, de O Parque dos Dinossauros, interpretam os personagens principais.

Medo e Obsessão

Diretor: Wim Wenders

Elenco: Michelle Williams

País de origem: ALE

Ano de produção: 2004

Classificação: 16 anos