Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo

Russell Crowe interpreta um capitão inglês que deve perseguir um navio francês na costa brasileira. Indicado a 10 Oscar, incluindo melhor filme e diretor..

Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo

Diretor: Peter Weir

Elenco: Russell Crowe, Paul Bettany

País de origem: EUA

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos

É o começo do século XIX, e Napoleão já começou a colocar em prática seu plano de ter o poder supremo em toda a Europa. Em 1805, a Áustria e a Rússia enfrentam a França em terra (seriam vencidas no fim do mesmo ano), mas a Inglaterra é verdadeira pedra no sapato do imperador francês devido a seu poder naval. O capitão Jack Aubrey (Russell Crowe) é um dos oficiais desta tropa, e comanda o H.M.S. Surprise. Ele recebe uma missão: perseguir e interceptar um barco francês, o Acheron.

O único problema é que o Acheron é superior ao Surprise, e volta e meia surge do nada, atacando os ingleses. Mesmo assim, Aubrey está determinado a cumprir sua missão, e levará a tripulação ao limite - e, nesse processo, encontrará críticas de um amigo fiel, o médico Stephen Maturin (Paul Bettany, de Dogville), cirurgião de bordo. Ele é mais racional, enquanto Aubrey é emocional. Mas o capitão também é um grande estrategista, que sabe quando deve comandar segundo as regras e quando deve ser ousado.

Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo é baseado na obra de Patrick O´Brien, que lançou vinte livros protagonizados pela dupla Aubrey e Maturin - eles estão sendo lançados no Brasil. O enredo não privilegia batalhas sangrentas, mas a vida no mar, a interação entre os marinheiros e o clima de conflito intelectual e amizade que une o capitão e o médico. Isso foi mantido no filme de Peter Weir, que se baseia em um dos livros, mas empresta elementos de outros.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema