Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Meu Irmão é Filho Único

Com ideologias políticas diferentes, dois irmãos amadurecem na Itália dos anos 60 e 70.

Meu Irmão é Filho Único

Diretor: Daniele Luchetti

País de origem: ITA

Ano de produção: 2007

De uma família italiana tradicionalmente católica e comunista, o jovem Accio Benassi decide seguir ao extremo a sua religiosidade e vai para o convento a fim de tornar-se padre. Impulsivo e altamente sugestionável pelo que vê em sua volta, não chega a refletir se é mesmo aquilo que quer de sua vida. Quando percebe que sua família não o visita, se sente rejeitado e encontra apoio apenas no irmão Manrico, o único que o vê. Porém, Manrico vai somente para que Accio desista da idéia de ser religioso.

Quando o jovem percebe que não tem vocação para a vida no monastério, volta para casa e nota que o ambiente não está o mesmo de quando partiu. Accio se sente ainda mais rejeitado e encontra abrigo apenas com o amigo Mário, um fascista que quer convertê-lo ao partido já falido nos anos 60. Não demora muito para ele aceitar os ideais de nação expostos, e começar a perceber em Mussolini um líder benevolente para o país.

As coisas na família começam a piorar com esta decisão. Ainda mais quando Accio começa a se interessar por Francesca, uma comunista militante e namorada de Manrico, que já lidera movimentos operários por onde passa. A rivalidade entre os irmãos se torna cada vez mais constante, principalmente porque mais velho ser carismático e encantador, enquanto o outro é mais tímido e agressivo. Porém, mesmo com as diferenças, os dois ainda conseguem manter laços de fraternidade.

Meu Irmão é Filho Único foi dirigido pelo diretor Daniele Luchetti e teve o roteiro de Sandro Petraglia e Stefano Rulli, os mesmos de A Melhor Juventude. O filme é baseado no livro Il Fasciocomunista, de Antonio Pennacchi, mas o nome foi trocado em homenagem ao músico Rino Gaetano. Segundo Daniele, o longa não é sobre política, mas sobre jovens italianos que não encontram quem os ouça.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Cine África Em Casa" exibe filmes africanos com bate-papo virtual; saiba mais!

Cinema

Cinemas drive-in começam a funcionar em São Paulo; veja endereços e mais detalhes

Cinema

Arena Estaiada Drive-In inaugura em São Paulo nesta sexta-feira (12); saiba mais sobre ingressos e sessões

Cinema

Cinema drive-in voltou; veja onde encontrar no Brasil

Cinema

Plataforma de cinema online inova ao exibir filmes inéditos e exclusivos; saiba tudo!

Cinema

5 motivos para conferir o festival de cinema online "We Are One: A Global Film Festival"

Cinema