Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Meu Irmão é Filho Único

Com ideologias políticas diferentes, dois irmãos amadurecem na Itália dos anos 60 e 70.

Meu Irmão é Filho Único

Diretor: Daniele Luchetti

País de origem: ITA

Ano de produção: 2007

De uma família italiana tradicionalmente católica e comunista, o jovem Accio Benassi decide seguir ao extremo a sua religiosidade e vai para o convento a fim de tornar-se padre. Impulsivo e altamente sugestionável pelo que vê em sua volta, não chega a refletir se é mesmo aquilo que quer de sua vida. Quando percebe que sua família não o visita, se sente rejeitado e encontra apoio apenas no irmão Manrico, o único que o vê. Porém, Manrico vai somente para que Accio desista da idéia de ser religioso.

Quando o jovem percebe que não tem vocação para a vida no monastério, volta para casa e nota que o ambiente não está o mesmo de quando partiu. Accio se sente ainda mais rejeitado e encontra abrigo apenas com o amigo Mário, um fascista que quer convertê-lo ao partido já falido nos anos 60. Não demora muito para ele aceitar os ideais de nação expostos, e começar a perceber em Mussolini um líder benevolente para o país.

As coisas na família começam a piorar com esta decisão. Ainda mais quando Accio começa a se interessar por Francesca, uma comunista militante e namorada de Manrico, que já lidera movimentos operários por onde passa. A rivalidade entre os irmãos se torna cada vez mais constante, principalmente porque mais velho ser carismático e encantador, enquanto o outro é mais tímido e agressivo. Porém, mesmo com as diferenças, os dois ainda conseguem manter laços de fraternidade.

Meu Irmão é Filho Único foi dirigido pelo diretor Daniele Luchetti e teve o roteiro de Sandro Petraglia e Stefano Rulli, os mesmos de A Melhor Juventude. O filme é baseado no livro Il Fasciocomunista, de Antonio Pennacchi, mas o nome foi trocado em homenagem ao músico Rino Gaetano. Segundo Daniele, o longa não é sobre política, mas sobre jovens italianos que não encontram quem os ouça.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

10 filmes imperdíveis baseados na obra de Stephen King

Cinema

Alerta de alta temperatura: 7 filmes imperdíveis que retratam o fogo 

Cinema

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema