Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Migração Alada

Documentário sobre pássaros que, todos os anos, voam milhares de quilômetros em busca de alimento e um lugar para se reproduzir. Do mesmo produtor de Microcosmos ..

Migração Alada

Diretor: Jacques Perrin

País de origem: FRA/ITA/ALE/ESP

Ano de produção: 2001

Classificação: 12 anos

Todos os anos, várias espécies de aves cruzam os céus em todo o mundo à procura de condições melhores para se alimentar e se reproduzir. Durante a primavera, elas procuram os extremos norte e sul do planeta, para desfrutar do curto verão polar. No outono, elas retornam para as regiões temperadas ou tropicais. A equipe do diretor Jacques Perrin (um dos produtores de Microcosmos) seguiu essas aves por 4 anos para realizar o ótimo documentário Migração Alada. Perrin não perde muito tempo explicando coisas. Ele nos conta apenas o suficiente, porque seu principal objetivo é levar a platéia a contemplar, bem de perto, os pássaros e sua saga.

Prepare-se para acompanhar gansos, patos, pelicanos, aves de rapina e outras espécies nos quatro cantos do mundo, em trajetos de milhares de quilômetros (a andorinha do Ártico, por exemplo, viaja de pólo a pólo), voando solitárias ou em bando. Algumas aves fazem o trajeto em um vôo sem escalas, enquanto outras param para se alimentar e descansar - algumas dessas pausas proporcionam os momentos mais divertidos do filme: se você achava que só Jesus andava sobre as águas, espere até ver o que um mergulhão faz. Ou aproveite para conferir o balé dos grous japoneses. Nem todos viajam voando: os simpáticos pingüins nadam da Antártida ao extremo sul da América do Sul. E é lei da natureza que nem todos retornem sãos e salvos: caçadores, predadores e armadilhas dos humanos podem significar o fim da linha para muitas aves.

Migração Alada sabe dosar os momentos engraçados com tomadas aéreas de tirar o fôlego, sobrevoando maravilhas naturais como o Grand Canyon, cidades como Paris e Nova York (ainda com as torres gêmeas) ou a Muralha da China. Em outros momentos, a câmera está tão perto das aves que o espectador se sente como se voasse junto. Exagerando um pouco, é possível até ver a determinação nos olhos de um ganso que voa no meio de uma nevasca. E não faltam as surpreendentes aglomerações de milhares de pássaros em lagos ou penhascos, todas decolando e mudando de direção juntas. Ou os momentos de família. Tudo isso com uma trilha sonora que se encaixa muito bem com as cenas, e sem efeitos especiais!

Notícias recomendadas

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema

40 filmes imperdíveis dos anos 2000 que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

15 filmes com a atriz Sandra Bullock que você precisa assistir

Cinema

Além de Harry Potter, 10 filmes com Daniel Radcliffe

Cinema