Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Munique

Depois de um atentado ocorrido durante as Olimpíadas de 1972, um agente procura os responsáveis.

Munique

Diretor: Steven Spielberg

Elenco: Rush, Daniel, Daniel Craig

País de origem: EUA

Ano de produção: 2006

Classificação: 16 anos

Em setembro de 1972, um ataque terrorista sem precedentes foi mostrado ao vivo para telespectadores no mundo todo. Era a segunda semana das Olimpíadas de Munique, na Alemanha Ocidental, e os jogos estavam sendo chamados de "As Olimpíadas da Paz e da Alegria". De repente, sem aviso nenhum, um grupo extremista palestino conhecido como "Setembro Negro" (que na verdade é uma vertente da organização Fatah, liderada por Yasser Arafat) invadiu a Vila Olímpica, matou dois membros da equipe olímpica israelense e manteve outros nove como reféns. Durante as negociações com a polícia federal alemã, os militantes exigiram a libertação de 234 presos palestinos nas prisões de Israel e um Boeing 727 para escapar. A tensão foi crescendo, as exigências não cumpridas, e 21 horas depois tudo terminou com o pronunciamento de que todos estavam mortos.

No centro dessa história de Munique está Avner (Eric Bana), o jovem patriota israelense e oficial da inteligência. Ainda de luto pelo massacre e enfurecido por sua selvageria, ele recebe uma missão: abandonar a mulher grávida de seu primeiro filho e sua identidade para caçar e matar os 11 homens acusados pela inteligência de Israel de planejarem os assassinatos. Apesar de sua juventude e inexperiência, Avner logo se torna o líder de uma equipe de quatro recrutas. Juntos, eles partem em buscar de cada um dos nomes de uma lista secreta. À medida que cresce o desejo por justiça, surgem questionamentos quanto ao motivo e conseqüência desses atos.

A história interpretada por Eric Bana é baseada em A Hora da Vingança, livro do canadense George Jonas, sobre relatos do agente Avner Kauffman, um dono de empresa de segurança em Nova York. Segundo Spielberg, que não quis se pronunciar sobre o filme até a estréia, Jonas é apenas uma de muitas fontes que teve para compor Munique. O filme foi indicado para duas categorias (Melhor Diretor e Roteiro) no Globo de Ouro 2006.


Notícias recomendadas

10 filmes imperdíveis que estão em cartaz nos cinemas no feriado de 20 de novembro 

Cinema

Shopping Bourbon e Itaú Cinemas dão 30% de desconto nos ingressos em novembro; saiba mais!

Cinema

Saiba tudo sobre a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Cinema

Filme 'Convenção das Bruxas' ganha trailer e pôster em português; confira!

Cinema

12 filmes imperdíveis do festival de documentários "É Tudo Verdade"

Cinema

8 festivais de cinema para ver ainda em 2020

Cinema
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!