Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Murderball - Paixão e Glória

A coragem e superação do ser humano em um documentário esportivo.

Murderball - Paixão e Glória

Diretor: Henry Alex Rubin, Dana Adam Shapiro

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005

Classificação: 14 anos

O rúgbi é um esporte movido a paixões e muita força. A violência aparece em jogadas ríspidas, choques entre jogadores, disputas acirradas. Murderball - Paixão e Glória é um documentário que mostra este mundo, com uma diferença: são jogadores especiais, em cadeiras de rodas, que buscam também na prática um sentido maior para as suas vidas ou, ao menos, um apoio emocional. Nem por isso, contudo, as partidas são menos disputadas.

O longa-metragem mostra as seleções rivais de rúgbi em cadeiras de rodas dos Estados Unidos e do Canadá em busca de uma vaga na Para-Olimpíadas de Atenas, realizadas em 2004. Também aborda questões pessoais dos jogadores, que tem dificuldades para fazer atividades simples, mas que, ao mesmo tempo, se superam a cada jogo e transformam suas existências em uma grande prova de coragem e ousadia.

O filme foi dirigido pelo estreante Dana Adam Shapiro, que escreve para a revista do The New York Times, e por Henry-Alex Rubin, que já fez Freestyle e Who is Henry Janglom?. No Festival de Sundance de 2005, saiu como vencedor na categoria Prêmio Especial do Júri e foi escolhido como melhor documentário pelo público. Foi também indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema