Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Não Por Acaso

Dois homens que acreditam ter o controle de suas vidas vêem a rotina transformada por um acidente.

Não Por Acaso

Diretor: Philippe Barcisnky

Elenco: Rodrigo Santoro, Leonardo, Letícia Sabatella

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 10 anos

Ênio é um pacato engenheiro de trânsito em São Paulo. Com uma vida pessoal nem um pouco agitada, seus dias se resumem ao trabalho. Através de câmeras espalhadas por toda a cidade e com o auxílio de telefones e walkie-talkies, ele coordena o fluxo dos carros nesta grande metrópole. Também sem grandes ambições, Pedro herdou de seu pai uma artesanal fábrica de mesas de sinuca, onde trabalha com muita dedicação. Suas horas de lazer, ele divide entre a namorada Teresa, que acaba de se mudar para sua casa, e as jogadas matematicamente estudadas que ele cria para a sinuca, apenas por diversão.

Os dois personagens percebem que é Não Por Acaso que as coisas acontecem e acreditam ter poder absoluto sobre suas vidas e sobre o futuro. Porém, o destino se impõe e um acidente de carro resulta na morte da ex-mulher de Ênio, Mônica, e de Teresa. Contrariando tudo aquilo que os dois acreditavam, o fato faz com que Pedro tenha de aprender que o futuro não é tão previsível como uma jogada de sinuca, principalmente se tratando do amor. Já Ênio precisa mudar sua rotina para dividir seus dias com Bia, sua filha de 16 anos, que ele nem mesmo conhecia.

Para compor os personagens de Não Por Acaso, o diretor Philippe Barcinski e os atores Leonardo de Medeiros e Rodrigo Santoro contaram com a ajuda de João Cucci Neto, engenheiro da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de Renato da Matta, do Clube do Taco, e de Silvia Taioli, campeã brasileira de sinuca. Estreando na direção de longas, Barcinski já acumula mais de 40 prêmios pelos seus curtas. Apesar de algumas cenas da sinuca mostrarem apenas as mãos do jogador, elas foram realizadas por Rodrigo Santoro após um longo treinamento.

Confira a matéria com o diretor do filme, Philippe Barcinski

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Cine África Em Casa" exibe filmes africanos com bate-papo virtual; saiba mais!

Cinema

Cinemas drive-in começam a funcionar em São Paulo; veja endereços e mais detalhes

Cinema

Arena Estaiada Drive-In inaugura em São Paulo nesta sexta-feira (12); saiba mais sobre ingressos e sessões

Cinema

Cinema drive-in voltou; veja onde encontrar no Brasil

Cinema

Plataforma de cinema online inova ao exibir filmes inéditos e exclusivos; saiba tudo!

Cinema

5 motivos para conferir o festival de cinema online "We Are One: A Global Film Festival"

Cinema