Guia da Semana

Os moradores do Vale do Javé estão em pânico, pois acabaram de saber que sua vila será inundada para dar lugar a um lago artificial. Como ouviram dizer que o único modo de salvar o lugarejo é provar que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido, decidem escrever os feitos épicos da história de Javé, na esperança de que os engenheiros do governo fiquem sensibilizados. Mas a vila só tem analfabetos; a quem eles poderiam recorrer?

Muito a contragosto, os habitantes da vila pedem socorro a Antônio Biá (José Dumont), o carteiro. A verdade é que todos o odeiam: carteiro em uma cidade de analfabetos, ele tinha o emprego ameaçado quando começou a forjar cartas falando mal dos vizinhos. Foi descoberto e expulso da vila. Mas, agora, ele parece a única esperança de salvação. Intimado a ser o cronista da grandiosa história de Javé, ele começa a ouvir os moradores mais velhos do local, mas ninguém está de acordo sobre a biografia dos fundadores - para ser honesto, ninguém concorda sobre absolutamente nada!

Eliane Caffé, diretora de Kenoma, volta à telona com o divertidíssimo Narradores de Javé, juntando a tradicional necessidade humana de contar histórias com o provérbio "quem conta um conto aumenta um ponto". O filme se sustenta na interpretação de José Dumont, impagável, em coadjuvantes como Gero Camilo e na série inacreditável de insultos e expressões que Antônio Biá usa enquanto faz seu trabalho. O recurso ao flashback é desnecessário e às vezes corta o ritmo da narrativa principal, mas pode se justificar, tratando-se de um longa onde os heróis são justamente contadores de histórias. Narradores de Javé colecionou prêmios em festivais no Brasil e na Europa.

Narradores de Javé

Diretor: Eliane Caffé

Elenco: Gero Camilo, Nelson Xavier

País de origem: BRA

Ano de produção: 2002

Classificação: Livre