Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Advogado do Terror

Longa narra a história de Jacques Vergès, que em sua carreira defendeu criminosos famosos.

O Advogado do Terror

Diretor: Barbet Schroeder

País de origem: FRA

Ano de produção: 2007

Classificação: 12 anos

Filho de imigrantes, Jacques Vergès sempre se sentiu tentado a entender as razões que levam as pessoas a cometerem atos contra a lei. Assim, desde sua formação como advogado, há mais de 50 anos, ele ficou conhecido por defender causas que muitos consideram indefensáveis. Vergès tem como clientes, que ele considera amigos, terroristas responsáveis por inúmeras mortes. Dezenas deles já foram condenados à morte, nenhum recebeu a pena.

Avesso ao colonialismo, O Advogado do Terror defende causas em que acredita, ou que podem contribuir para provar à opinião pública o seu ponto de vista. Por isso ele ajudou rebeldes da Argélia a lutar por sua liberdade, ajudou os palestinos em suas causas, além de defender nazistas, como Klaus Barbie, conhecido como "o açougueiro de Lyon", o ex-presidente Slobodan Milosevic e o famoso Carlos Chacal. De acordo com Jacques, ele seria capaz de defender até Bush, mas apenas se ele admitisse a culpa.

No documentário de Barbet Schroeder, o advogado conta a sua vida com a ajuda de depoimentos de amigos e pessoas que estudaram sua vida. No filme é mostrado um histórico de algumas dos principais trabalhos de Vergès, contados por jornalistas, historiadores ou pelos próprios personagens, como Magdalena Kopp, Anis Naccache e Carlos Chacal. O momento mais controverso é a tentativa de descobrir o destino de Jacques Vergés entre 1970 e 1978, período em que esteve desaparecido.

Notícias recomendadas

13 filmes estrelados por Margot Robbie que você precisa assistir

Cinema

"Entre Facas e Segredos", "Crime sem Saída" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (12); saiba tudo!

Cinema

Conheça os indicados ao Globo de Ouro 2020

Cinema

6 filmes imperdíveis com Emilia Clarke

Cinema

Férias no cinema: 10 filmes imperdíveis para ver com as crianças entre dezembro e janeiro

Cinema

10 animações imperdíveis confirmadas para 2020

Cinema