Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Em 1970, um casal entra na clandestinidade e deixa o filho com um desconhecido durante a Copa do Mundo.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Diretor: Cao Hamburger

Elenco: Daniel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 10 anos

É 1970 e o Brasil vai entrar em campo para lutar pelo tricampeonato na Copa do México. Mauro, de 12 anos, adora futebol, mesmo o de botão, e está ansioso para o início do torneio. Sua idade não o deixa perceber que o país passa por um dos momentos políticos mais delicados de sua história, com um governo militar ditatorial, que suprimiu todas as formas de liberdade. Inclusive a de seus pais, que, por serem de esquerda, são obrigados a viver na clandestinidade e a deixá-lo com o avô. Mas este falece.

O garoto fica então sob a guarda de Shlomo, um judeu bastante quieto e solitário. Da convivência dos dois nasce uma relação que os fará conhecer um mundo ao qual não estão acostumados, cheio de novas experiências e diversos significados. No meio de gente como a expressiva Hanna, o estudante Ítalo, o goleiro do time do bairro Edgar e a bela e atraente Irene, Mauro descobre a si e aos seus antepassados.

O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias é o segundo longa-metragem de Cao Hamburger, que já fez Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme. O roteiro demorou quatro anos para ser feito e passou por quatro pessoas - o próprio Cao, Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert. Segundo o diretor, "Muito da história do filme é parte de minhas memórias e das do Cláudio. Não é um filme autobiográfico, mas contamos muito de nossa própria infância nele. Já Anna e Bráulio me ajudaram bastante na estruturação do roteiro". O longa saiu vencedor no Festival do Rio de 2006.


Trailer do filme

Notícias recomendadas

15 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 20 de novembro de 2019

Cinema

"Um Dia de Chuva em Nova York", "A Vida Invisível" e mais oito filmes estreiam nos cinemas dia 21 de novembro

Cinema

10 filmes importantes sobre solidão 

Cinema

15 filmes com Alec Baldwin que você precisa assistir

Cinema

13 filmes imperdíveis em cartaz nos cinemas durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Cinema

"Ford vs Ferrari", "As Panteras" e mais quatro filmes que estreiam nesta quinta-feira (14); Confira!

Cinema