Guia da Semana

Guia da Semana

Desde criança, Bob Ford (Casey Affleck) sempre foi fascinado pela figura dos irmãos James, os maiores bandidos do final do século XIX nos EUA, que haviam cometido tantos assaltos e assassinatos que eram conhecidos por toda a parte. O encantamento era ainda maior pelo caçula, Jesse (Brad Pitt), de quem ele sabe várias histórias, falsas e verdadeiras. Quando Bob e seu irmão Charley são chamados para participar do último assalto a trem de Frank e Jesse James, o garoto se anima com a possibilidade de enfim conhecer seu grande ídolo.

Com a convivência, porém, Ford vai se desiludindo com o real bandido. As relações de James com os homens com quem trabalha e sua grande insegurança e paranóia, revelam alguém bem mais humano do que faria pensar o mito criado sobre ele. Apesar disso, Bob se aproxima, tentando ter a sua confiança. Querendo, assim, aprender tudo o que pode para ser igual ao homem por quem ele ainda sente tanta admiração. A proximidade entre os dois permite uma série de fatos que culmina com O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford.

A idéia para o filme surgiu quando o diretor e roteirista Andrew Dominik leu a obra homônima de Ron Hansen. O cineasta ficou impressionado como Ford adquiriu a confiança de James e conseguiu algo que a polícia de diversos estados americanos tentava, além do imprevisível desfecho de sua história. Brad Pitt também se impressionou com a relação entre os dois e, além de aceitar fazer o papel do famoso bandido, se tornou produtor da obra.

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Diretor: Andrew Dominik

Elenco: Casey Affleck, Brad Pitt

País de origem: EUA

Ano de produção: 2006

Classificação: 14 anos