Guia da Semana

Guia da Semana

No ano de 1988, a promessa da visita do Papa João Paulo II à cidade de Melo, no Uruguai, causa grande comoção entre os moradores. A pobreza e a falta de oportunidades da região, próxima à fronteira com o Brasil, faz com que seus habitantes tentem ter as melhores idéias para ganhar dinheiro com os milhares de fiéis que peregrinarão até lá para acompanhar o pontífice. A esperança de uma vida melhor, possível em um só dia de visita, faz com que a maioria use toda sua economia comprando comida ou lembranças para vender no dia da missa.

Beto, um dos moradores, vive dificilmente contrabandeando com uma bicicleta produtos brasileiros. Enquanto ele mal consegue sustentar a família no dia-a-dia, sua mulher tenta juntar economias para que Silvia, filha do casal, consiga se mudar para Montevidéu, onde pretende estudar jornalismo. Para melhorar seu futuro, Beto tem uma grande idéia: construir O Banheiro do Papa. Um lugar para os milhares de fiéis que estiverem na cidade poder se aliviar. Agora, ele terá que correr para que o projeto fique pronto a tempo de aproveitar a oportunidade única.

Vencedor de cinco Kikitos no Festival de Gramado, O Banheiro do Papa, uma co-produção Brasil e Uruguai, é a estréia na direção de César Charlone e Enrique Fernández. O roteiro, também da dupla, foi inspirado no episódio verídico da visita de João Paulo II à cidade de Melo, onde Enrique nasceu. Apesar de uruguaio, Charlone vive no Brasil desde a década de 70, onde trabalha como diretor de fotografia. Um de seus principais trabalhos foi em Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, pelo qual concorreu ao Oscar.

Trailer do filme

O Banheiro do Papa

Diretor: César Charlone,Enrique Fernandez

Elenco: Cesar Troncoso, Mario Silva, Virginia Méndez, Virginia Ruíz

País de origem: BRA/URU/FRA

Ano de produção: 2005

Classificação: 10 anos