Guia da Semana

O agente da CIA Edward Wilson recebeu um misterioso envelope com uma foto e uma gravação que pode esclarecer quem revelou aos russos o plano de invadir Cuba pela Baía dos Porcos na época, em 1961, para a tentativa de derrubada do governo de Fidel Castro. Poucos sabiam do local exato. Edward era um deles e se torna o principal suspeito de ser o traidor, mesmo ele tendo sido um dos criadores da intituição.

Wilson, então, vai lembrando todo o seu passado e o que o levou a chegar naquela situação. Aos 5 anos, foi testemunha do suicídio do seu pai, que era também acusado de trair o país. Na faculdade, em Yale, é reconhecido pelo bom desempenho e convidado a participar de uma sociedade secreta, onde se envolve com algumas das pessoas mais poderosas do mundo. Lá também conhece Margareth Clover, com quem se casa. Todas as relações que decorrem de seu ingresso na sociedade se basearam na confiança ou na falta dela, o que leva o agente a um grande dilema moral.

O Bom Pastor é o segundo filme dirigido por Robert De Niro, que também atua como um dos idealizadores da CIA. Há vários anos o ator queria dirigir um longa que mostrasse os alicerces da Agência. Ele inclusive teve como consultor o ex-agente Milt Bearden, que dirigiu as operações no Afeganistão, na década de 80. Quando a história estava começando a tomar forma, o roteirista Eric Roth apresentou a De Niro o roteiro de O Bom Pastor, lhe oferecendo um papel. O ator, então, decidiu que este seria seu filme.

O Bom Pastor

Diretor: Robert De Niro

Elenco: Matt Damon, Angelina Jolie, Robert De Niro

País de origem: EUA

Ano de produção: 2006

Classificação: 14 anos