Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Caminho das Nuvens

Baseado na história real de um caminhoneiro nordestino que foi até o Rio de Janeiro com a família, de bicicleta, em busca de um emprego..

O Caminho das Nuvens

Diretor: Vicente Amorim

Elenco: Wagner Moura, Cláudia Abreu

País de origem: BRA

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos

Desempregado e com a mulher e cinco filhos para cuidar, o caminhoneiro Romão (Wagner Moura) toma uma atitude desesperada. Assim como tantos outros nordestinos, vai tentar a vida no Sudeste, levando a família toda, e de bicicleta. Tudo para conseguir um emprego que lhe pague mil reais por mês. Durante seis meses, ele atravessa cinco Estados brasileiros, da Paraíba até o Rio de Janeiro, em busca de uma vida digna. No caminho, eles fazem de tudo, de lavar carros a cantar músicas de Roberto Carlos, para conseguir o dinheiro necessário para completar a viagem.

O Caminho das Nuvens é inspirado na história real de Cícero Ferreira dos Santos, que hoje tem 35 anos e vende sucata no Ceará, depois de ficar no Rio de Janeiro apenas por nove meses. Vicente Amorim, diretor do longa, descobriu a história de Cícero em 1998, e o roteirista David França Mendes passou três meses entrevistou o migrante e sua mulher. Mendes e Amorim já haviam dividido a direção no documentário 2000 Nordestes, filmado enquanto a equipe de O Caminho das Nuvens refazia o itinerário de Cícero. O filme tem as participações de Ravi Ramos Lacerda (de Abril Despedaçado) e Sidney Magal, interpretando o malandro Panamá.

Notícias recomendadas

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema

"Era Uma Vez Em... Hollywood", "Noite Mágica" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (15); Confira!

Cinema

10 filmes incríveis para quem curte seres místicos e fantasiosos

Cinema

Esquenta Rock in Rio: 10 filmes que vão te deixa ainda mais ansioso pelo festival

Cinema