Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Caminho das Nuvens

Baseado na história real de um caminhoneiro nordestino que foi até o Rio de Janeiro com a família, de bicicleta, em busca de um emprego..

O Caminho das Nuvens

Diretor: Vicente Amorim

Elenco: Wagner Moura, Cláudia Abreu

País de origem: BRA

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos

Desempregado e com a mulher e cinco filhos para cuidar, o caminhoneiro Romão (Wagner Moura) toma uma atitude desesperada. Assim como tantos outros nordestinos, vai tentar a vida no Sudeste, levando a família toda, e de bicicleta. Tudo para conseguir um emprego que lhe pague mil reais por mês. Durante seis meses, ele atravessa cinco Estados brasileiros, da Paraíba até o Rio de Janeiro, em busca de uma vida digna. No caminho, eles fazem de tudo, de lavar carros a cantar músicas de Roberto Carlos, para conseguir o dinheiro necessário para completar a viagem.

O Caminho das Nuvens é inspirado na história real de Cícero Ferreira dos Santos, que hoje tem 35 anos e vende sucata no Ceará, depois de ficar no Rio de Janeiro apenas por nove meses. Vicente Amorim, diretor do longa, descobriu a história de Cícero em 1998, e o roteirista David França Mendes passou três meses entrevistou o migrante e sua mulher. Mendes e Amorim já haviam dividido a direção no documentário 2000 Nordestes, filmado enquanto a equipe de O Caminho das Nuvens refazia o itinerário de Cícero. O filme tem as participações de Ravi Ramos Lacerda (de Abril Despedaçado) e Sidney Magal, interpretando o malandro Panamá.

Notícias recomendadas

14 filmes teens recém-lançados na Netflix que você deveria dar uma chance

Cinema

13 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2020

Cinema

10 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2020

Cinema

"1917", "Um Lindo dia na Vizinhança" e mais três filmes estreiam nesta semana; Confira!

Cinema

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema