Guia da Semana

Guia da Semana

Andreï Simoniovich Filipov (Aleksey Guskov) trabalha como faxineiro no teatro de Bolshoi, lugar que lhe traz muitas lembranças. Há 30 anos, ele foi muito respeitado e aclamado como maestro à frente da célebre orquestra russa. Mas sua promissora carreira foi interrompida quando se recusou a dispensar do grupo os músicos judeus, desobedecendo a ordem de Brejnev, presidente da União Soviética na época.

Numa noite comum, quando trabalha até mais tarde no escritório de seu chefe polonês, Andreï tem a chance de se vingar da injustiça cometida anos antes e mudar o rumo dos acontecimentos. Ele intercepta um fax enviado de Paris convidando a Orquestra de Bolshoi para tocar no Théâtre Du Châtelet. Na mesma hora, surge uma grande ideia: reunir seus antigos músicos e reviver o passado, se passando pela formação original da orquestra.

Começa, então uma louca corrida contra o tempo, já que o maestro tem poucos dias para encontrar e ensaiar os músicos já enferrujados. Para integrar a equipe e fazer um solo na apresentação, ele convida a jovem e exímia violinista Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent). Se, no final, forem ouvidos os tão sonhados aplausos, Andreï conseguirá realizar seu sonho, alcançando o triunfo nesse concerto tão especial.

Rodado em diversas locações entre Romênia, Rússia e França, O Concerto recebeu neste ano os prêmios de melhor música composta para um filme e melhor som no Cesar Awards. O filme tem direção do cineasta judeu-romeno Radu Mihaileanu.

Trailer do filme

O Concerto

Diretor: Radu Mihaileanu

Elenco: Mélanie Laurent

País de origem: França, Itália, Romênia, Bélgica, Rússia

Ano de produção: 2009

Classificação: Livre