Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Custo da Coragem

A história real de Veronica Guerin, jornalista irlandesa morta por denunciar o tráfico de drogas em Dublin.

O Custo da Coragem

Diretor: Joel Schumacher

Elenco: Cate Blanchett

País de origem: EUA/IRL/ING

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos

Em 26 de junho de 1996, a jornalista irlandesa Veronica Guerin foi assassinada depois de passar anos denunciando o tráfico de drogas na capital irlandesa, Dublin. Em 1994, ela trabalhava para o Sunday Independent escrevendo histórias inofensivas quando viu crianças brincando com agulhas que haviam sido usadas para injetar heroína. A partir daí, começou a investigar - e a incomodar.

Em suas reportagens, ela dava os nomes dos envolvidos, e não hesitava em encará-los e fazer perguntas embaraçosas. Não demorou muito para Veronica receber avisos de que estava se metendo onde não era chamada: levou um tiro na perna; foi espancada; sua família começou a receber ameaças. Mas nada disso serviu para intimidá-la - e é preciso perguntar se Veronica não teria deixado sua lenda crescer a ponto de ser mais importante que sua segurança, ou a felicidade de seu marido e do filho pequeno.

A história de Veronica Guerin já havia sido contada antes em Alto Risco, em que a jornalista era interpretada por Joan Allen. E, em 1998, John Boorman havia filmado The General, sobre Martin Cahill, um dos criminosos que entra no caminho de Veronica. Por esse papel em O Custo da Coragem, Cate Blanchett foi indicada ao Globo de Ouro de 2004 como melhor atriz em drama.

Notícias recomendadas

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema