Guia da Semana

Em quatro diferentes momentos dos séculos XX e XXI no Rio de Janeiro, quatro vidas são mudadas após a leitura de uma das histórias de Contos Fluminenses, de Machado de Assis. Em 1902, um avô incentiva a neta a ler sobre um bom vivant que quer recuperar sua fortuna. Em 1945, um jovem enciumado lê sobre dois amigos que brigam por causa de uma mulher, enquanto aguarda a chegada de sua namorada.

Já em 1977, após uma briga em que é chamado de ignorante, um hippie decide ler sobre um homem que está à beira da falência e decide acabar com a própria vida, até que ele se apaixona pelos pés de uma mulher. Na última parte, em 2006, duas garotas de programa são levadas para Angra dos Reis, mas uma delas é deixada de lado pelo cliente. Vasculhando a mansão onde está, ela encontra o livro, em que começa a leitura de um conto sobre dois sócios que decidem dar um golpe.

Inspirado pelo livro de Machado de Assis, O Demoninho de Olhos Pretos é dirigido por Haroldo Marinho, que fez Engraçadinha, em 1981. O cineasta estava já há 22 anos sem filmar um longa-metragem, sendo seu último filme Baixo Gávea, de 1986. A volta não aconteceu antes por causa da crise da Embrafilme, na década de 90, além de ele ter um projeto com Walter Clark, que faleceu antes da conclusão.

Trailer do filme

O Demoninho de Olhos Pretos

Diretor: Haroldo Marinho Barbosa

País de origem: BRA

Ano de produção: 2007