Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Equilibrista

Documentário mostra bastidores da travessia das torres gêmeas sobre um cabo de aço, em 1974.

O Equilibrista

Diretor: James Marsh.

País de origem: ING/EUA

Ano de produção: 2008

Depois de uma vida de infrações, tendo sido expulso de todos os colégios em que estudou e preso por diversos motivos, o francês Philippe Petit tem, aos 17 anos, uma ideia para seu ato mais ousado e perigoso: atravessar de uma torre a outra do World Trade Center em uma corda bamba. O ato, realizado em agosto de 1974, tornou Petit uma celebridade. Antes de ser preso, O Equilibrista foi e voltou por oito vezes, passando mais de 40 minutos sobre o cabo de aço que separava os 40 metros entre os dois prédios, a mais de 400 metros do chão.

A ideia veio a Petit quando este lia uma revista na sala de espera de um dentista. Dali em diante, o jovem infrator cometeu uma série de crimes para se preparar para o ato, como quando ele andou em uma corda bamba entre as torres da Catedral de Notre Dame, em Paris. Somente em 1974, quando já tinha 23 anos, Petit começou a preparar o grande espetáculo, entrando diversas vezes ilegalmente no prédio para estudar seu ato. Com ajuda de amigos, Philippe conseguiu atravessar o cabo de mais de 200 quilos de uma torre a outra, amarrando de forma a não sofrer com o vento. Assim, ele pode realizar seu ousado objetivo.

Dirigido por James Marsh, o documentário O Equilibrista conta detalhes do ato que chocou a população de Nova Iorque nos anos 70. Philippe, o protagonista da ação, é um dos entrevistados, contando como sua mente criminosa o levou a viajar o mundo todo, aprender malabarismo, mágica, esgrima, cinco idiomas, ser preso mais de 500 vezes, e ainda cometer um dos crimes mais fascinantes que a cidade já viu.

Notícias recomendadas

"Brinquedo Assassino", "Um Amor Impossível" e mais cinco filmes estreiam nesta quinta (22); Confira!

Cinema

Conheça os 12 filmes brasileiros que disputam a indicação para o Oscar 2020

Cinema

Tudo sobre o filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Cinema

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema