Guia da Semana

Em 1919, a casa de ópera de Paris está em ruínas e é levada a leilão. Cerca de cinqüenta anos antes, o local era comandado pelo rico e poderoso Visconde Raoul de Chagny e um cenário de grandes espetáculos. Além dos artistas que trabalhavam lá, acreditava-se que uma misteriosa figura com metade do rosto coberto por uma máscara habitava as sombras do teatro. Depois de perturbar a estrela da companhia, Carlotta (Minnie Driver), que se recusa a participar de um novo show, O Fantasma da Ópera volta sua atenção na substituta, a jovem e bela corista Christine Daee.

Da penumbra, ele a observa, se torna seu protetor e alimenta seu talento para cantar de maneira extraordinária. A única pessoa que percebe o que está acontecendo é a mestra de balé Madame Giry, cuja filha, Meg, é a melhor amiga da soprano. Em meio a estes acontecimentos, não demora para que o dono do teatro se encante com a beleza de Christine e logo os dois estão apaixonados. Esta relação, porém, provoca a ira do fantasma, que torna a ópera palco de uma obsessiva paixão cercada por um ciúme doentio e destrutivo.

Com orçamento de US$ 60 milhões, o filme é uma adaptação do famoso espetáculo da Broadway, que está em cartaz há 16 anos, e ameaça bater o recorde de 24 anos da peça Cats nos palcos. As duas montagens teatrais foram compostas e produzidas por Andrew Lloyd Webber. O longa concorreu ao Oscar 2005 em três categorias: melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor canção original, mas não levou nenhuma estatueta. Uma curiosidade é que a maquiagem e caracterização do ator Gerard Butler demorava nove horas para ficar pronta.

O Fantasma da Ópera

Diretor: Joel Schumacher

Elenco: Gerard Butler

País de origem: EUA/ING

Ano de produção: 2004

Classificação: 14 anos