Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Gato

Baseado no livro do dr. Seuss (criador do Grinch), o filme mostra um gato que vai botar para quebrar em uma casa com duas crianças.

O Gato

Diretor: Bo Welch

Elenco: Dakota Fanning, Mike Myers

País de origem: EUA

Ano de produção: 2003

Classificação: Livre

Na cidade de Anville, todas as casas são cor-de-rosa, e uma delas pertence a Jean (Kelly Preston), que trabalha para um sujeito que tem aversão a qualquer tipo de germes e pode despedir alguém simplesmente por apertar sua mão. Não é à toa, então, que ela esteja preocupada com o pedido de seu chefe: organizar uma festa em casa. É que os dois filhos de Jean são completamente diferentes: Sally (Dakota Fanning, de Uma Lição de Amor) gosta de manter tudo em ordem (até demais), mas Conrad (Spencer Breslin, de Duas Vidas) é um furacão em pessoa.

Jean precisa sair de casa e chama a sra. Kwan para cuidar das crianças, mas a babá pega no sono rapidinho. Sally e Conrad ouvem um barulho no armário e descobrem O Gato (Mike Myers), pronto para aprontar muito e mostrar às crianças como se divertir - e até a certinha Sally entra no jogo, mesmo que o conceito de "diversão" do Gato seja arruinar a casa de Jean. E agora, como arrumar tudo e evitar uma catástrofe profissional para a mãe?

O filme é baseado em O Gatola da Cartola, publicado em 1957 pelo dr. Seuss, autor infantil tão popular nos Estados Unidos quanto Monteiro Lobato é (ou foi) por aqui. Os críticos norte-americanos não foram bondosos com O Gato: segundo eles, o formato de longa-metragem não era adequado para o livro, que é curto. Assim, para preencher o tempo o filme precisou recorrer a certos acréscimos que não estavam na obra, como piadas com fluidos corporais (como se crianças não conseguissem se divertir com outra coisa) e até mesmo insinuações sexuais completamente inadequadas para um filme que se anuncia como infantil. As novidades não passaram despercebidas do público norte-americano, acostumado às obras do dr. Seuss (como O Grinch) desde criança; mas os brasileiros, que conhecem pouco os livros, podem fazer menos caso.


Notícias recomendadas

6 remakes incríveis que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

Além dos documentários: 6 filmes que estimulam a consciência ambiental

Cinema

8 filmes brasileiros que você vai querer ver em 2019

Cinema

10 filmes incríveis dos anos 60 que você deveria assistir 

Cinema

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema