Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Grupo Baader Meinhof

Grupo luta por seus ideais no pós-guerra, mas acaba derramando mais sangue.

O Grupo Baader Meinhof

Diretor: Uli Edel

País de origem: ALE/FRA/REP

Ano de produção: 2008

Mais de 20 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ainda sofre as consequências do nazismo. Preocupados em não repetir o erro dos pais e avós, os jovens do final dos anos 60 lutam contra as opressões que podem camuflar um pensamento imperialista ou até mesmo fascista. Neste contexto, a respeitada jornalista Ulrike Meinhof é uma das maiores opositoras do governo, e em seus textos sempre defende os direitos humanos e a liberdade.

Quando o país é visitado pelo Xá da Pérsia, um grupo de estudantes se mobiliza em protesto contra as opressões no Irã, e são fortemente reprimidos pela polícia, em um ato que termina com a morte de um deles. O fato acaba unindo ainda mais os jovens, e o revolucionário Andreas Baader arma um atentado contra uma loja de departamentos, que representaria todo o sistema capitalista. Os resultados desta ação fazem com que ele conheça Ulrike, e se unam em suas tentativas de lutar pelo que defendem.

Participando do que ficou conhecido como O Grupo Baader Meinhof, os dois, juntos a amigos, planejam roubos a bancos, além de atentados terroristas a departamentos de polícia, sedes de governos e prédios da imprensa de direita. Procurados por todo o país e idolatrados pelos jovens, os revolucionários se especializam cada vez mais e o grupo cresce. Porém, com a polícia empenhada em acabar com os atos, os principais elemento são presos ou mortos, até que os líderes vão para a cadeia. Só então todos percebem que é tarde demais para parar os atentados.

Escolhido pela Alemanha para representar o país nas principais competições de cinema do ano, O Grupo Baader Meinhof chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2009. Baseado no livro de Stefan Aust, o filme é dirigido por Uli Edel, de Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída, e tem roteiro de Bernd Eichinger, de Perfume - A História de um Assassino. Os produtores e o roteirista se preocuparam com a fidelidade histórica, baseando os cenários e a arte em fotos e documentários da época, e os diálogos em documentos e textos escritos pelos personagens.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

"Aquaman", "Intimidade Entre Estranhos" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (13); Confira!

Cinema

11 filmes em cartaz para quem vai ficar em casa nas férias de verão

Cinema

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema

10 filmes imperdíveis com a atriz Glenn Close

Cinema

15 suspenses atuais que você não pode deixar de assistir

Cinema