Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Herói da Família

Baseado no livro de Charles Dickens, o filme conta a história de um jovem que, com a morte do pai, precisa sustentar a família. Com Christopher Plummer..

O Herói da Família

Diretor: Douglas McGrath

Elenco: Anne Hathaway

País de origem: ING

Ano de produção: 2002

Classificação: 14 anos

O sr. Nickleby era um homem bom, dedicado à mulher e aos filhos Kate e Nicholas, mas morreu sem deixar um tostão para garantir a sobrevivência da família. É quando o jovem Nicholas (Charlie Hunnam), a mãe a a irmã deixam sua propriedade no campo e vão a Londres, pedir a ajuda de Ralph (Christopher Plummer), irmão do falecido. Ele fez fortuna gerenciando o dinheiro dos outros e pode ajudar os familiares em necessidade. Pelo menos é o que eles pensam. Mas Ralph se mostra pouco sensível e, para "mostrar sua bondade", arruma um emprego para Nicholas em uma escola para garotos.

O problema é que a escola mais se parece com um campo de concentração, governada pelo cruel Wackford Squeers (Jim Broadbent) e sua mulher, uma espécie de Ilse Koch da educação britânica. Lá, Nicholas faz amizade com o empregado Smike (Jamie Bell), saco de pancadas habitual do casal Squeers. Enquanto isso, em Londres, Kate (Romola Garai) acompanha Ralph em eventos da sociedade, e o tio parece não se importar que seus amigos ricos se aproximem da sobrinha com quintas intenções. Numa situação assim, cabe a Nicholas voltar à capital, ser O Herói da Família, defender o novo amigo e a honra da irmã, enfrentar o tio e quem mais aparecer na frente.

Adaptação de Nicholas Nickleby, de Charles Dickens, escrito em 1839, O Herói da Família é um filme com uma moralidade "à moda antiga": a coragem, a honestidade e a bondade são recompensadas, e os maus acabam ou arrependidos ou castigados. Na verdade, provavelmente este longa, indicado ao Globo de Ouro 2003 na categoria melhor filme (comédia ou musical), é a fita com mais valores morais a chegar aos cinemas brasileiros desde O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. Apoiado em boas interpretações de um elenco que mistura veteranos como Christopher Plummer e Jim Broadbent e jovens como Jamie Bell e Charlie Hunnam (eu seu segundo longa), em uma bela trilha sonora - de Rachel Portman, vencedora do Oscar em 1997 pela trilha de Emma e indicada outras duas vezes - e em uma história cativante, o filme é um bom programa para a família.

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema