Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Jardineiro Fiel

Depois de ter a mulher assassinada na África, um homem descobre que seu inimigo não é uma pessoa, mas sim a máfia envolvida na indústria farmacêutica.

O Jardineiro Fiel

Diretor: Fernando Meirelles

Elenco: Rachel Weisz, Daniel

País de origem: EUA/ING

Ano de produção: 2005

Classificação: 14 anos

Um alto funcionário da diplomacia inglesa se envolve com uma militante de causas humanitárias. Ele é um homem discreto, que costuma passar boa parte do tempo livre cuidado do jardim. Já ela é completamente espirituosa, apaixonada pelo que faz e árdua defensora dos mais fracos. Os resultados da união entre Justin (Ralph Fiennes) e Tessa (Rachel Weisz) são casamento, gravidez e mudança para a África.

No novo país ela se envolve em causas humanitárias e trabalha ao lado do médico Arnold Bluhm. A atuação da dupla em comunidades pobres e cheias de pessoas doentes, no entanto, é uma pedra no sapato para autoridades e empresários da indústria farmacêutica, que testam um novo medicamento na África. Tessa não conta ao marido o que anda fazendo, chega tarde em casa e sempre está acompanhada do amigo de trabalho, o que desperta suspeita em Justin de que os dois têm um caso.

Um dia, enquanto cuidava de suas plantas, Justin recebe do amigo Sandy a notícia de que a mulher foi encontrada morta num local isolado. Ele começa, então, a vasculhar as coisas dela para descobrir quem teria interesse em tirar sua vida. A primeira revelação que tem é o forte indício da infidelidade dela. Mas Justin percebe logo que uma conspiração de médicos, políticos e empresários pode ter relação com a morte da esposa. Ele viaja pela Europa e visita o interior da África numa busca frenética de provas para descobrir quem a matou o que ela fazia de tão misterioso e incomodava tantas pessoas.

Baseado na obra de John Le Carré, O Jardineiro Fiel tem direção do brasileiro Fernando Meirelles, o mesmo de Cidade de Deus. Inicialmente, Mike Newell assumiria o cargo, mas desistiu do projeto depois de ser convidado para comandar Harry Potter e o Cálice de Fogo. As filmagens ocorreram no Quênia, Inglaterra, Alemanha e Canadá. Nas seqüências em que são mostradas cenas no ponto de vista de Justin, o ator Ralph Fiennes operou a câmera.

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema