Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Joelho de Claire

Um diplomata noivo, instigado por uma amiga, acaba se envolvendo com duas adolescentes durante as férias. De Eric Rohmer..

O Joelho de Claire

Diretor: Eric Rohmer

Elenco: Aurora Cornu, Béatrice Romand, Jean-Claude Brialy, Laurence de Monaghan, Michèle Montel

País de origem: FRA

Ano de produção: 1970

Classificação: 14 anos

O charmoso Lago de Annecy fica no leste da França, bem próximo dos Alpes. É nesse cenário que o diplomata Jerôme se encontra com sua grande amiga, a escritora Aurora. Ele está no local porque vai vender a casa que tem às margens do lago: Jerôme mora na Suécia, vai se casar e raramente usa a propriedade. Ela alugou um quarto em uma casa de família. Aurora apresenta o amigo à dona da casa e sua filha adolescente, Laura. A menina instantaneamente fica atraída pelo diplomata.

Aurora percebe o fato e tenta empurrar Jerôme para os braços da menina de 16 anos. O que ela quer, na verdade, é uma boa história para colocar no papel, usando o amigo como cobaia. Jerôme, no entanto, faz de tudo para acabar com as esperanças da garota sem perder sua amizade. Quando chega a meia-irmã de Laura, Claire, menos inteligente mas muito mais bonita, o diplomata reage de outro modo. A jovem o intriga de uma maneira que ele não consegue explicar, levando-o a desenvolver uma obsessão: tocar O Joelho de Claire.

O forte de O Joelho de Claire não é a ação, mas os diálogos, como de hábito nos filmes de Eric Rohmer. Laura ainda é uma adolescente, mas muito mais madura que as pessoas de sua idade, criando um certo contraste com a imaturidade de Jerôme: por que ele precisaria testar seu limite com as duas meninas apenas para comprovar o amor que sente pela noiva, ou para agradar Aurora? O filme de 1970 é o quinto episódio de uma série chamada Seis Contos Morais.

Notícias recomendadas

15 filmes com histórias de superação que vão te inspirar

Cinema

15 filmes originais de 2019 que você precisa assistir

Cinema

"Marighella", "O Gênio e o Louco" e mais sete filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira!

Cinema

Netflix: 15 filmes que todo jovem deveria assistir

Cinema

10 filmes incríveis que se passam na Nova Zelândia

Cinema

10 filmes incríveis que se passam no Rio de Janeiro

Cinema