Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Longo Amanhecer - Cinebiografia de Celso Furtado

Documentário conta a luta do economista para tornar o Brasil desenvolvido.

O Longo Amanhecer - Cinebiografia de Celso Furtado

Diretor: José Mariani

País de origem: BRA

Ano de produção: 2007

Classificação: Livre

A vida do paraibano Celso Furtado sempre foi bastante ligada à história econômica do Brasil. Decidido a ser escritor quando jovem, ele descobriu que mais do que inventar histórias, sua maior habilidade sempre foi analisar o que acontece ao seu redor. Por isso, o advogado recém-formado, que havia lutado na Segunda Guerra Mundial, decidiu ir para a Europa para estudar economia. Assim, começava a carreira de sucesso de um dos maiores pensadores econômicos do mundo.

Com um pensamento sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento bastante diferente do comum, o intelectual tinha uma visão bastante pessimista do Brasil, ao mesmo tempo em que tinha esperanças de que o país pudesse se tornar desenvolvido antes do esperado. Porém, próximo a sua morte, Furtado ainda não entendia como O Longo Amanhecer do país não se concluía, para que chegasse logo a um período de uma economia mais madura.

Em um documentário que mistura a história econômica do Brasil com a vida de Celso Furtado, o diretor José Mariani conseguiu uma longa entrevista de quatro horas com o pensador, avesso às câmeras. A partir dessa filmagem, o cineasta, em parceria com o economista Ricardo Bielschowsky, entrevistou pessoas ligadas a Furtado que pudessem dar uma maior explicação de quem era esse homem e da sua importância na história do país.

O Longo Amanhecer conta com depoimentos de Antonio Barros de Castro, Francisco de Oliveira, Maria da Conceição Tavares, Ricardo Bielschowsky, entre outros, e retrata a vida do economista desde suas origens até sua morte, quatro meses após sua entrevista, em 2004. O documentário conta ainda sobre a criação da Cepal, no Chile, da SUDENE, além das passagens de Furtado pelo governo, como Ministro do Planejamento de João Goulart e Ministro da Cultura de José Sarney.

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema