Yves Saint Laurent foi um grande nome do mundo da moda. Nascido em 1936, o estilista revolucionou a alta costura e, ao lado do empresário e companheiro Pierre Bergé, construiu um grande império. No documentário O Louco Amor de Yves Saint Laurent, Bergé abre o coração e as portas de sua propriedade para falar sobre a vida e a carreira do costureiro franco-argelino com quem viveu durante 50 anos.
O casal se conheceu no funeral de Christian Dior - outra grande personalidade da alta costura, falecido em 1957 -, quando Yves já tinha uma carreira promissora no mercado fashionista. À frente da sua marca, Yves Saint Laurent Couture House, criou peças importantes para o vestuário feminino e foi um dos principais incentivadores do prét-a-porter nos anos 60.
Ao longo das décadas, o estilista adquiriu uma impressionante coleção de arte, que incluía desde antiguidades chinesas até quadros de Matisse. Com sua morte, em 2008, Bergé decidiu que não queria ficar com os objetos e realizou o leilão de obras de arte mais lucrativo da história.
Este leilão foi utilizado como fio condutor da história apresentada no documentário do estreante Pierre Thoretton sobre o amor entre esses dois homens e o mundo da moda.
O Louco Amor de Yves Saint Laurent
Diretor: Pierre Thoretton
País de origem: França
Ano de produção: 2010
Classificação: Livre