Guia da Semana

Prestes a se aposentar, o funcionário dos correios Hector Negron tem uma vida pacata até cometer um crime brutal. Quando um cliente lhe pede um selo, ele saca uma pistola nazista e o mata a queima-roupa. Mesmo preso, Negron não esboça qualquer argumento que possa indicar por que cometeu o crime. O mistério aumenta ainda mais quando descobrem em sua casa uma relíquia desaparecida há décadas. Questionado pelo jornalista Tim Boyle, ele apenas dá uma resposta sem sentido.

Em sua juventude, na década de 40, o porto-riquenho Negron participa da segunda guerra mundial, no 92º Batalhão da Infantaria, formado quase que exclusivamente por soldados negros. Em um dos ataques que participou na Itália, Hector se perdeu do resto do grupo junto com os colegas Stamps, Bishop e Train, que carregava sempre consigo um amuleto da sorte, encontrado em um conflito anterior. Durante a fuga dos nazistas, Train encontra o menino Angelo, que parece estar perdido.

Os quatro soldados e o misterioso garoto procuram um local seguro para ficar enquanto não são resgatados por suas tropas. Logo, eles encontram um vilarejo da Toscana, onde são recebidos na casa do fascista Ludovico e sua filha Renata. Apesar de lutarem do lado oposto ao do anfitrião, os negros percebem que naquele país seriam mais bem-recebidos do que na América, onde sofrem preconceitos, mesmo sendo defensores da pátria. A história dos homens no vilarejo e do garoto Angelo faz com que, anos depois, Negron cometa um crime.

Baseado no livro de James McBride, Milagre em Sta. Anna é a versão do cineasta Spike Lee para a Segunda Guerra Mundial. Lee é conhecido por defender em seus filmes o fim do preconceito, focado principalmente na luta do negro pela igualdade racial. O diretor fez filmes como Faça a Coisa Certa e Malcolm X. O filme originalmente teria Wesley Snipes, Naomi Campbell e Samuel L. Jackson, que faria o papel de Hector. No entanto, os três tiveram que abandonar a produção.

Trailer do filme

O Milagre em Santa Anna

Diretor: Spike Lee

País de origem: EUA/ITA

Ano de produção: 2008