Guia da Semana

Michael Jennings (Ben Affleck) é especialista em reciclagem. Bem, não literalmente. Seu trabalho como gênio da informática é pegar idéias e produtos da concorrência, dar uma maquiada e aparecer com uma coisa nova que, na verdade, não passa de cópia. É o tipo do emprego que pode criar problemas para os chefes se Michael resolver abrir o bico; por isso, ele sempre tem sua memória apagada depois de cada servicinho.

O próximo free-lance será bem mais longo: Jimmy Rethrick (Aaron Eckhart) quer contratar Michael por três anos, US$ 92 milhões e o prazer de trabalhar com a bióloga Rachel (Uma Thurman). Quem recusaria? Mas, quando o trabalho está finalmente pronto, e três anos de sua memória vão para o espaço, Michael descobre que O Pagamento não está onde devia; no lugar, ele tem um envelope com itens do dia-a-dia. E precisa descobrir para que eles servem e por que tem gente querendo matá-lo, enquanto só pode contar com Rachel, uma mulher que ele não se lembra de ter amado um dia.

Sujeito sem memória perseguido por assassinos não é novidade: você viu essa história em A Identidade Bourne. Aliás, foi por isso que Matt Damon recusou o papel de Michael Jennings, que acabou com seu amigo Bem Affleck. O filme é baseado em um conto de Philip K. Dick, cuja obra já inspirou Blade Runner, O Vingador do Futuro e Minority Report - A Nova Lei. Mas a crítica norte-americana não achou que John Woo fez jus ao conto de Dick.

O Pagamento

Diretor: John Woo

Elenco: Uma Thurman, Aaron Eckhart, Ben Affleck

País de origem: EUA

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos