Guia da Semana

Quando os pesos pesados Muhammad Ali e George Foreman marcam um duelo no Zaire, em 1974, o produtor Hugh Masekela e o músico Stewart Levine têm a ideia de aproveitar a luta para realizar um grande evento pelo orgulho negro. Com a ajuda do empresário esportivo Don King, eles promovem o Zaire 74, um festival de música de três dias, em Kinshasa, que reúne alguns dos maiores nomes da música negra da época.

Com as presenças de James Brown, B.B.King, The Spinners, Miriam Makeba, Bill Whiters, Celia Cruz, entre outros, o evento se tornou um marco na luta do movimento negro. Trinta e cinco anos depois, o cineasta Jeffrey Levy-Hinte leva às telas o registro dos shows, em um documentário que vai desde os preparativos até o evento em si.

Para montar O Poder do Soul, Jeffrey contou com mais de 170 horas de gravação daquela época. Além de dirigir o documentário, Jeffrey também foi o editor de Quando Éramos Reis, de 1996, que traz o registro do outro lado do evento, a luta entre Ali e Foreman. O cineasta ainda produziu filmes como Aos Treze, de 2003.

O Poder do Soul

Diretor: Jeffrey Levy-Hinte

País de origem: EUA

Ano de produção: 2008