Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-Retratos)

No premiado documentário, presos do Carandiru aprenderam a usar câmeras de vídeo e registraram seu cotidiano na Casa de Detenção..

O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-Retratos)

Diretor: Paulo Sacramento

País de origem: BRA

Ano de produção: 2003

Classificação: 16 anos

O complexo penitenciário do Carandiru já foi desativado. Muito antes disso, o diretor Paulo Sacramento resolveu descobrir como era o dia-a-dia dos presos da Casa de Detenção, e escolheu uma abordagem diferente: colocar a câmera nas mãos dos próprios detentos. Depois de achar interessados, deu cursos e workshops, e o resultado é O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-Retratos).

Entre as imagens captadas pelos presos estão a palestra dada aos que chegam, o controle da população de presidiários, a distribuição da comida e da correspondência, depoimentos de presos que desenvolvem várias atividades dentro do Carandiru, entrevistas com estrangeiros que cumpriam pena na Detenção, e coisas curiosas como a atividade dos tatuadores e o processo de fabricação de cachaça. Também há espaço para a voz oficial: ex-diretores do presídio e o secretário de Administração Penitenciária também dão seus depoimentos.

Premiado no festival de documentários É Tudo Verdade, no Festival do Rio BR e no Festival de Gramado de 2003, o filme começa com a demolição dos pavilhões 6, 8 e 9 (este já famoso pelo massacre que já esteve no cinema, em Carandiru). Também em 2003, O Prisioneiro da Grade de Ferro foi selecionado para exibição no festival de Veneza, um dos mais importantes eventos do cinema mundial.

Notícias recomendadas

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema

"Era Uma Vez Em... Hollywood", "Noite Mágica" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (15); Confira!

Cinema

10 filmes incríveis para quem curte seres místicos e fantasiosos

Cinema

Esquenta Rock in Rio: 10 filmes que vão te deixa ainda mais ansioso pelo festival

Cinema