Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Retorno de Andrei Zvyagintsev

O pai de Ivan e Andrei chega depois de uma ausência de 12 anos e os leva para uma viagem de pesca. Vencedor do Festival de Veneza de 2003..

O Retorno de Andrei Zvyagintsev

Diretor: Andrei Zvyagintsev

País de origem: RUS

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos

Os irmãos Andrei e Ivan vivem com a mãe e a avó, e têm o típico relacionamento de irmãos, marcado por briguinhas motivadas por pouca coisa. É justamente depois de um desses desentendimentos que sua mãe lhes dá uma notícia: seu pai está em casa, depois de uma ausência de doze anos. Ela não diz nem por que, nem de onde ele veio, e no jantar o pai trata os filhos de forma um tanto distante, sem demonstrar muita alegria por reencontrá-los. Mas avisa-os de que eles viajarão com ele no dia seguinte.

Durante o passeio, supostamente uma pescaria que não duraria mais que dois dias, os dois irmãos adotam atitudes diferentes em relação ao pai: Andrei, o adolescente, deseja sua aprovação, mas Ivan, de gênio forte, está incomodado com O Retorno súbito do pai e não perde uma chance de provocá-lo. Como o recém-chegado é adepto da educação na base da pancada, surge um conflito entre ambos que provavelmente não será resolvido com conversa, ainda mais porque a viagem dura mais que o previsto e o pai usa de sua autoridade para tomar medidas drásticas em relação á indisciplina do filho mais novo.

Não é à toa que O Retorno levou o Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2003. É marcante o contraste entre a calma dos locais para onde o pai leva seus filhos (realçada pelo ótimo trabalho de fotografia) e a tensão familiar que cresce a cada instante. Sem oferecer explicações sobre qual o verdadeiro objetivo do pai e os motivos de sua volta, o filme enfoca, com profundidade, esse relacionamento de começo repentino entre o pai e as crianças, especialmente Ivan, e como pequenos acontecimentos levarão ao desfecho da história. O mesmo lago que serviu de locação para o longa foi o cenário da morte trágica de Vladimir Garin, o adolescente que interpretou Andrei, logo depois das filmagens: ele morreu afogado, supostamente tentando atravessar o lago a nado. O diretor estreante Andrei Zvyagintsev dedicou o prêmio de Veneza ao jovem.

Notícias recomendadas

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes sobre amadurecimento que você deveria assistir

Cinema

10 filmes que as futuras gerações não podem deixar de assistir 

Cinema

10 filmes para quem está ansioso pela estreia de “Joker”

Cinema