Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

O Retorno de Andrei Zvyagintsev

O pai de Ivan e Andrei chega depois de uma ausência de 12 anos e os leva para uma viagem de pesca. Vencedor do Festival de Veneza de 2003..

O Retorno de Andrei Zvyagintsev

Diretor: Andrei Zvyagintsev

País de origem: RUS

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos

Os irmãos Andrei e Ivan vivem com a mãe e a avó, e têm o típico relacionamento de irmãos, marcado por briguinhas motivadas por pouca coisa. É justamente depois de um desses desentendimentos que sua mãe lhes dá uma notícia: seu pai está em casa, depois de uma ausência de doze anos. Ela não diz nem por que, nem de onde ele veio, e no jantar o pai trata os filhos de forma um tanto distante, sem demonstrar muita alegria por reencontrá-los. Mas avisa-os de que eles viajarão com ele no dia seguinte.

Durante o passeio, supostamente uma pescaria que não duraria mais que dois dias, os dois irmãos adotam atitudes diferentes em relação ao pai: Andrei, o adolescente, deseja sua aprovação, mas Ivan, de gênio forte, está incomodado com O Retorno súbito do pai e não perde uma chance de provocá-lo. Como o recém-chegado é adepto da educação na base da pancada, surge um conflito entre ambos que provavelmente não será resolvido com conversa, ainda mais porque a viagem dura mais que o previsto e o pai usa de sua autoridade para tomar medidas drásticas em relação á indisciplina do filho mais novo.

Não é à toa que O Retorno levou o Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2003. É marcante o contraste entre a calma dos locais para onde o pai leva seus filhos (realçada pelo ótimo trabalho de fotografia) e a tensão familiar que cresce a cada instante. Sem oferecer explicações sobre qual o verdadeiro objetivo do pai e os motivos de sua volta, o filme enfoca, com profundidade, esse relacionamento de começo repentino entre o pai e as crianças, especialmente Ivan, e como pequenos acontecimentos levarão ao desfecho da história. O mesmo lago que serviu de locação para o longa foi o cenário da morte trágica de Vladimir Garin, o adolescente que interpretou Andrei, logo depois das filmagens: ele morreu afogado, supostamente tentando atravessar o lago a nado. O diretor estreante Andrei Zvyagintsev dedicou o prêmio de Veneza ao jovem.

Notícias recomendadas

Além dos documentários: 6 filmes que estimulam a consciência ambiental

Cinema

8 filmes brasileiros que você vai querer ver em 2019

Cinema

10 filmes incríveis dos anos 60 que você deveria assistir 

Cinema

8 filmes imperdíveis sobre escalada e alpinismo

Cinema

Cinema: 10 trailers e teasers que vão te deixar ansioso(a) para 2019

Cinema

5 filmes com final ambíguo que você precisa assistir

Cinema