Guia da Semana

Tom Ripley está de volta. Anos depois dos acontecimentos de O Talentoso Ripley, com Matt Damon, o personagem, agora interpretado por John Malkovich, continua na Itália, morando em uma villa, casado com Luisa (Chiara Cavelli), cravista profissional, e desfrutando do que a vida tem de melhor. Mas quem se envolve com o crime não consegue se livrar dele. Um antigo cúmplice, o britânico Reeves (Ray Winstone), reaparece, pedindo a Ripley que mate um mafioso russo estabelecido na Alemanha. Mas o maquiavélico norte-americano tem idéia melhor.

Em vez de fazer ele mesmo o serviço, Ripley sugere o nome do moldureiro Jonathan (Dougray Scott), por várias razões: ele não é criminoso, portanto está acima de qualquer suspeita; está morrendo de leucemia, e assim não tem muito a perder; e, por último, Jonathan insultou o bom gosto de Ripley em uma ocasião anterior, e assim a recomendação seria um ato de vingança. O moldureiro sabe que não viverá muito tempo e aceita a chance de ganhar um bom dinheiro que garanta a vida da mulher e do filho no futuro. Mas nem tudo sai como planejado.

O Retorno do Talentoso Ripley é baseado em um outro livro de Patrícia Highsmith, O Jogo de Ripley - que já havia inspirado um filme de Wim Wenders, O Amigo Americano, com Dennis Hopper no papel de Ripley e Bruno Ganz como Jonathan. Nos Estados Unidos, este longa com John Malkovich nem chegou aos cinemas, indo direto para as estantes das locadoras de vídeo e DVD. Para os amantes da Itália, o filme será mais uma oportunidade para conferir belas locações: neste caso, a região do Vêneto.

O Retorno do Talentoso Ripley

Diretor: Liliana Cavani

País de origem: EUA/ITA/ING

Ano de produção: 2002

Classificação: 16 anos